O Android 15, a próxima atualização do sistema operacional móvel do Google, pode trazer uma nova forma de carregar os dispositivos sem fio usando NFC (Near Field Communication).
Essa tecnologia, que já é usada para pagamentos sem contato, pode agora ser usada para carregar dispositivos Android. O carregamento sem fio é normalmente realizado pelo padrão Qi.
No entanto, muitos dispositivos menores não suportam o carregamento sem fio Qi porque não têm espaço suficiente para acomodar uma bobina de recepção de carga de tamanho ideal.
Mas o carregamento sem fio NFC pode resolver esse problema com o NFC Wireless Charging (WLC), que funciona com antenas significativamente menores do que o carregamento sem fio Qi.
As antenas de carregamento sem fio NFC podem ser menores que 1 cm de tamanho e embaladas em um PCB flexível e dobrável, para que possam ser colocadas em dispositivos inteligentes muito pequenos como fones de ouvido, estiletes, smartwatches e etiquetas de rastreamento.
Além disso, a mesma antena pode ser usada para transferências de dados NFC tradicionais, economizando ainda mais espaço.
Muitos dispositivos de baixa potência, como etiquetas de rastreamento, por exemplo, já incluem um chip NFC para transferências básicas de dados, então trocar isso por uma única antena que gerencia ambas as comunicações e carregamento parece ser o caminho certo.
Apesar de ter sido anunciado há quase quatro anos, o carregamento sem fio NFC ainda não chegou a muitos produtos comerciais.
Uma das razões para isso pode ser a falta de suporte de plataforma dos principais sistemas operacionais como o Android.
No entanto, a próxima atualização do Android 15 parece estar se preparando para adicionar suporte para o carregamento sem fio NFC.
Quando o Google lançou o Android 15 beta 1 na semana passada, os desenvolvedores notaram que a empresa mudou significativamente a pilha NFC do sistema operacional.
O aplicativo do sistema que lida com eventos NFC, por exemplo, agora inclui uma classe chamada NfcCharging que inicia e para o carregamento NFC, lê as cargas de informação de carregamento enviadas via NFC e muito mais.
No entanto, o carregamento via NFC só funciona com até 1W de potência. Isso é muito menos do que até mesmo os carregadores Qi mais lentos. Portanto, para que essa funcionalidade poderia ser usada?
Acessórios parecem ser um caso de uso chave, como rastreadores, um estilete e outros produtos menores que poderiam ser montados no dispositivo e usar essa forma particular de carregamento.
Com o Android 15 esperado para ser lançado ainda este ano, poderíamos ver o suporte para o carregamento sem fio NFC e uma onda de acessórios habilitados para WLC entrando no mercado.
Via: Android Authority