Acompanhar a saúde da bateria é uma tarefa importante para saber se o seu aparelho está funcionando bem ou se precisa trocar a bateria.
O Android 15, a próxima versão do sistema operacional do Google, pode trazer uma novidade nesse sentido: um recurso que mostra a saúde da bateria do seu celular na tela de configurações.
O Android 15 ainda não foi lançado oficialmente, mas alguns desenvolvedores já conseguiram acessar uma versão preliminar do sistema.
Eles descobriram que há alguns novos recursos além dos apresentados este mês e uma opção chamada "Battery Health" nas configurações, mas ela ainda não está funcionando.
A expectativa é que essa opção mostre o nível de desgaste da bateria do seu celular, ou seja, quanto ela perdeu da sua capacidade original de armazenar energia.
Essa informação é útil para saber se a bateria do seu celular está durando menos do que deveria ou se está prestes a apresentar falhas irreversíveis.
Assim, você pode tomar medidas para preservar a vida útil da bateria, como evitar carregamentos excessivos ou exposição a temperaturas extremas.
Ou, se for o caso, você pode decidir trocar a bateria por uma nova ou comprar um celular novo. O Android 15 deve ser anunciado oficialmente em maio de 2024, durante o evento Google I/O.
Até lá, o Google pode adicionar ou remover recursos do sistema, então não há garantia de que a função Battery Health esteja presente na versão final.
Mas se estiver, será uma boa notícia para os usuários do Android, que poderão ter mais controle sobre a saúde da bateria do seu celular. O Android não é o primeiro sistema operacional a ter esse recurso.
O iOS, da Apple, já mostra a saúde da bateria dos iPhones desde 2018, após uma polêmica envolvendo a redução do desempenho dos aparelhos com baterias antigas.
Além disso, alguns fabricantes de celulares Android, como a Samsung e a OnePlus, também oferecem aplicativos que mostram a saúde da bateria dos seus dispositivos.
O Battery Health é apenas uma das possíveis novidades do Android 15, que também deve trazer melhorias na inteligência artificial, na privacidade, na personalização e na acessibilidade.
O Android 15 deve chegar aos celulares do Google, como o Pixel 6 e o Pixel 7, ainda em 2024, e depois aos celulares de outras marcas, como a Samsung, a Motorola, a Xiaomi e a Asus.
Via: Android Authority