AMD Ryzen supera Intel Core nas vendas de CPUs na Coreia

Imagem de: AMD Ryzen supera Intel Core nas vendas de CPUs na Coreia

Os processadores AMD Ryzen estão liderando as vendas no mercado de bricolagem (DIY) na Coreia, superando a linha Core da Intel. O Ryzen 5, em particular, tornou-se a escolha preferida dos jogadores.

Uma nova análise de mercado publicada pela Danawa Research revelou que os CPUs AMD Ryzen continuam sendo a melhor escolha entre os jogadores, com os CPUs Intel Core não muito atrás.

No final de 2023, o segmento DIY coreano viu uma grande mudança quando os CPUs AMD Ryzen começaram a superar os chips concorrentes da Intel Core.

Em 2024, os CPUs AMD Ryzen se tornaram ainda mais populares, com uma participação de até 56,5% (em fevereiro de 2024), enquanto a Intel caiu para 43,5%.

Gráfico mercado DIY coreano
Imagem: Danawa Research

AMD Ryzen 5 é o processador mais usado pelos jogadores

Surpreendentemente, o processador mais popular entre os jogadores é o AMD Ryzen 5 5600, que representa 11,8% da participação de mercado.

Este é um CPU AM4 mais antigo, mas parece que os jogadores o consideram um ótimo investimento devido aos baixos custos de plataforma associados ao AM4 e à sua compatibilidade com a memória DDR4.

Os chips mais populares em segundo e terceiro lugares são o Ryzen 5 7600 e o Ryzen 5 7500F, ambos com uma participação de 9,3% e 7,7%, respectivamente.

Esses são os SKUs Ryzen 7000 mais básicos que você pode encontrar para a plataforma AM5 e faz sentido que eles sejam tão populares entre os jogadores. Os únicos CPUs da Intel nas paradas são o Core i7-14700K (6ª posição) e o Core i5-14400F (7ª posição).

Para este ano, a AMD anunciou novos produtos que expandem seu portfólio de desktop, oferecendo experiências premium para jogadores, criadores de conteúdo e usuários comuns usando o poder do processamento de IA pessoal.

A AMD também está introduzindo os novos processadores de desktop da série AMD Ryzen 8000G para a plataforma AM5, incluindo o Ryzen 7 8700G, com os gráficos integrados mais poderosos do mundo.