AMD Ryzen supera Intel Core nas vendas de CPUs na Coreia

Imagem de: AMD Ryzen supera Intel Core nas vendas de CPUs na Coreia

Os processadores AMD Ryzen estão liderando as vendas no mercado de bricolagem (DIY) na Coreia, superando a linha Core da Intel. O Ryzen 5, em particular, tornou-se a escolha preferida dos jogadores.

Uma nova análise de mercado publicada pela Danawa Research revelou que os CPUs AMD Ryzen continuam sendo a melhor escolha entre os jogadores, com os CPUs Intel Core não muito atrás.

No final de 2023, o segmento DIY coreano viu uma grande mudança quando os CPUs AMD Ryzen começaram a superar os chips concorrentes da Intel Core.

Em 2024, os CPUs AMD Ryzen se tornaram ainda mais populares, com uma participação de até 56,5% (em fevereiro de 2024), enquanto a Intel caiu para 43,5%.

Gráfico mercado DIY coreano
Imagem: Danawa Research

AMD Ryzen 5 é o processador mais usado pelos jogadores

Surpreendentemente, o processador mais popular entre os jogadores é o AMD Ryzen 5 5600, que representa 11,8% da participação de mercado.

Este é um CPU AM4 mais antigo, mas parece que os jogadores o consideram um ótimo investimento devido aos baixos custos de plataforma associados ao AM4 e à sua compatibilidade com a memória DDR4.

Os chips mais populares em segundo e terceiro lugares são o Ryzen 5 7600 e o Ryzen 5 7500F, ambos com uma participação de 9,3% e 7,7%, respectivamente.

Esses são os SKUs Ryzen 7000 mais básicos que você pode encontrar para a plataforma AM5 e faz sentido que eles sejam tão populares entre os jogadores. Os únicos CPUs da Intel nas paradas são o Core i7-14700K (6ª posição) e o Core i5-14400F (7ª posição).

Para este ano, a AMD anunciou novos produtos que expandem seu portfólio de desktop, oferecendo experiências premium para jogadores, criadores de conteúdo e usuários comuns usando o poder do processamento de IA pessoal.

A AMD também está introduzindo os novos processadores de desktop da série AMD Ryzen 8000G para a plataforma AM5, incluindo o Ryzen 7 8700G, com os gráficos integrados mais poderosos do mundo.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.