AMD pode lançar versão da GPU Radeon RX 9070 GRE de 16 GB em setembro ou outubro

Imagem de: AMD pode lançar versão da GPU Radeon RX 9070 GRE de 16 GB em setembro ou outubro

A AMD deve lançar uma atualização da placa de vídeo Radeon RX 9070 GRE, passando de 12 GB para 16 GB de memória. A mudança vem para atender à demanda crescente do mercado e melhorar o desempenho em jogos e aplicações mais pesadas.

A Radeon RX 9070 GRE foi lançada em maio como uma versão exclusiva para o mercado chinês, mas acabou chegando a outras regiões.

Na época, o modelo de 12 GB era vendido por cerca de US$ 500, logo abaixo da RX 9070 tradicional. Agora, a AMD parece estar preparando uma variante ainda mais potente.

Segundo o site Board Channels, a nova versão terá 16 GB de VRAM e a memória passará de 192 bits para 256 bits, alinhando-se com outros modelos da série Navi 48. Ainda não há informações sobre mudanças no processador gráfico ou no consumo de energia.

"As últimas notícias sobre o planejamento de novos produtos gráficos da AMD revelam que a série RX 9070 GRE atualmente só possui modelo de 12GB. Para atender à demanda do mercado, a capacidade de memória será aumentada. A AMD pode lançar essa atualização entre setembro e outubro", informa o Board Channels.

A expectativa é que a placa chegue ao mercado no fim do terceiro trimestre ou início do quarto trimestre de 2025. Inicialmente, o foco será o mercado chinês, mas não se sabe se o preço sugerido de 4199 RMB será mantido ou se haverá aumento.

O modelo atual de 12 GB da Radeon RX 9070 GRE conta com 48 unidades de computação e 3072 núcleos, com consumo de 220W.

Em testes, a placa apresentou desempenho parecido com a NVIDIA GeForce RTX 5070 em vários jogos, além de suportar a tecnologia FSR 4 da AMD.

GPUs RDNA 4 da AMD têm grande procura na Ásia e em outros mercados globais por oferecerem bom desempenho por um preço competitivo.

A arquitetura modular do RDNA 4 permite que a AMD crie diferentes modelos a partir de um mesmo chip, e essa atualização de 16 GB deve ser apenas mais uma opção na família antes da empresa migrar para a arquitetura RDNA 5, prevista para o próximo ano.