A AMD vem se destacando ao disponibilizar patches de driver para suas GPUs de última geração, adotando uma abordagem inovadora que utiliza blocos de IP individuais para futuros lançamentos de driver.
A empresa vem se destacando desde a vanguarda dos drivers de kernel Linux, buscando fornecer suporte antecipado para suas GPUs de próxima geração.
Com isso, ela conseguiu se consolidar com uma abordagem que consiste em lançar alterações importantes de driver através de blocos de IP/hardware, em vez de grandes patches de uma só vez.
Essa abordagem, apesar de exigir mais tempo e dedicação, traz benefícios como informações menos codificadas no driver, tornando-o mais otimizado e eficiente para resolver problemas específicos.
Recentemente, a AMD lançou vários patches rotulados como "PSP" para sua arquitetura de GPU RDNA 3, sendo o mais recente chamado de PSP 14.0.
Esse lançamento segue o mesmo caminho de código dos anteriores. A empresa tem mostrado um aumento na liberação desses blocos de IP e planeja lançar vários outros no futuro.
Além disso, a AMD já disponibilizou novos arquivos de firmware para esses blocos de IP. Esses arquivos foram incluídos no "Linux-firmware.git" e incluem versões como SMU 13.0.10, SDMA 6.0.3, PSP 13.0.10 e GC 11.0.3.
Esses lançamentos são voltados tanto para GPUs da geração atual quanto para os futuros lançamentos, possivelmente a aguardada série Radeon RX 7700/7800, prevista para o terceiro trimestre de 2023.
Enquanto outras empresas do setor de GPUs também têm trabalhado em melhorias para o kernel do Linux, a AMD está se destacando, liderando o caminho com seu novo método baseado em "blocos de IP".
Com isso, a empresa está garantindo o suporte para gráficos de última geração em drivers de kernel Linux e se tornando a escolha mais confiável quando o assunto é placas de vídeo para rodar com o Linux.
Via: Phoronix