AMD e Arena se unem para melhorar GPUs Radeon de próxima geração usando IA

Imagem de: AMD e Arena se unem para melhorar GPUs Radeon de próxima geração usando IA

A AMD e a Arena anunciaram recentemente uma parceria para otimizar e melhorar o desempenho das GPUs Radeon de próxima geração.

Esta colaboração tem como objetivo utilizar a IA para aprimorar tanto o desempenho quanto as otimizações de energia. Ambas as empresas, estão utilizando a IA para tornar suas GPUs mais rápidas.

A NVIDIA, por exemplo, possui uma série de ferramentas de desenvolvimento que ajudam a construir GPUs melhores e também a acelerar a produção.

Por outro lado, a AMD está utilizando a IA para aprimorar o desempenho e as otimizações de energia. As duas empresas utilizarão modelos de IA para melhorar suas GPUs.

Nenhuma GPU específica foi anunciada ainda, mas provavelmente veremos as otimizações em chips de próxima geração, como a próxima linha RDNA 4.

Nesta colaboração, a Arena, desenvolvedora de modelos de IA, disse que vai ampliar a implantação do Arena Atlas pela AMD.

O Arena Atlas é o primeiro produto de teste e otimização de IA do mundo para a mais recente tecnologia de semicondutores de nó de processo. Durante 2023, a AMD e a Arena usaram o Atlas para testar e otimizar a GPU Radeon da AMD.

Ao identificar rapidamente e de forma autônoma as otimizações de energia e desempenho, os engenheiros da AMD podem se concentrar em outras tarefas, permitindo um aumento na produtividade e uma aceleração no desenvolvimento do produto.

O Atlas facilita o processo de configuração e teste de semicondutores, permitindo a criação de dispositivos melhores e mais rápidos para consumidores e profissionais.

O Atlas pode fazer sentido de dados multimodais além do texto e vídeo padrão - como curvas de energia, perfis térmicos e vídeo HD em streaming - para construir uma compreensão mais completa de como uma GPU complexa se comporta.

Isso permite que o Atlas execute trabalhos de teste e ajuste de forma autônoma, reduzindo a carga de trabalho dos engenheiros e ajudando a acelerar alguns aspectos dos novos cronogramas de produtos.

"O que provamos com o Atlas para testes é apenas o começo", disse Pratap Ranade, co-fundador e CEO da Arena.

"No futuro, o Atlas também será capaz de ajudar na depuração, análise de causa raiz e, eventualmente, no design de chips melhores e outros eletrônicos complexos", concluiu.

"Além de capacitar nossos clientes com as mais recentes capacidades para aproveitar ao máximo o poder da IA em seus negócios e indústrias, a AMD está comprometida em alavancar tecnologias avançadas de IA internamente para melhorar processos e, finalmente, fornecer soluções melhores para nossos clientes", disse Andrej Zdravkovic, SVP e Chief Software Officer da AMD.

"O Atlas ajuda a simplificar o processo manualmente intensivo e demorado de configurar e testar as complexas tecnologias de GPU de hoje, dando aos nossos engenheiros uma vantagem na maximização das otimizações para produtos de próxima geração", concluiu.