A AMD pode estar se preparando para aumentar não só os preços das GPUs, mas também de suas CPUs, afetando a linha Ryzen 9000 e gerações anteriores.
De acordo com informações recentes, a empresa já avisou suas parceiras sobre um ajuste de 10% no valor das placas de vídeo, incluindo a série Radeon RX 9000 baseada na arquitetura RDNA 4.
O motivo seria o aumento no custo de memória GDDR6, que disparou depois que o mercado de IA elevou a procura por DRAM e NAND desde setembro. Essa pressão acabou afetando o estoque mundial e o preço de vários componentes.
Agora, segundo o Overclock3D, a AMD vai aplicar o mesmo movimento nos processadores. A mudança envolve tanto os Ryzen 9000 com arquitetura Zen 5 quanto modelos anteriores.
O site não crava se o reajuste será parecido com o de 10% aplicado nas GPUs ou se ficará acima ou abaixo disso. O curioso é que CPUs não usam DRAM ou NAND integradas, o que deixa a situação ainda mais estranha.
"O OC3D confirmou, por meio de fontes da indústria, que a AMD informou suas parceiras sobre um novo aumento de preço. O reajuste entra em vigor à meia-noite de hoje, então os consumidores terão pouco tempo para comprar os produtos pelo valor atual. O ajuste envolve processadores Ryzen 9000 e também modelos antigos. As mudanças começam à meia-noite." — via OC3D
Mesmo sem memória integrada, existe um fator que pode justificar a alta dos preços: o possível aperto na oferta de wafers.
Com a procura gigante por chips de IA, fábricas como a TSMC podem acabar priorizando contratos relacionados a esse mercado, deixando CPUs de consumo com menos espaço na linha de produção.
Fabricantes de memória já dizem que estão focadas em estratégias de lucro a longo prazo, o que pode indicar que toda a cadeia vem aproveitando o momento.
Outro ponto citado pelo Overclock3D é o prazo para essa medida ser implementada. O site afirma que o aumento pode valer ainda essa semana.
Os Ryzen 9000 chegaram ao mercado com preços bem competitivos, e o Ryzen 7 9800X3D — hoje por R$ 2.696 na KaBuM — é um exemplo disso.
Caso o reajuste realmente aconteça, esse valor não deve continuar por muito tempo e quem monta PC vai ter mais uma dor de cabeça.
Primeiro foram as GPUs, depois memórias, SSDs e agora CPUs. Difícil imaginar qual peça ainda escapa dessa onda de preços subindo no setor de hardware.








