AMD confirma oficialmente núcleos Zen 6 e Zen 6C para CPUs

Imagem de: AMD confirma oficialmente núcleos Zen 6 e Zen 6C para CPUs

A AMD confirmou oficialmente que seus núcleos de próxima geração após o Zen 5 e Zen 5C serão o Zen 6 e o Zen 6C, continuando sua jornada para o fornecimento de processadores com alto desempenho.

Essa revelação confirma o próximo passo da AMD em sua linha de CPUs de alto desempenho, apesar de ainda não termos visto os processadores com arquitetura Zen 5 ou o Zen 5C em ação plena.

Com os codinomes Zen 6 e Zen 6C, essas novas arquiteturas tem como objetivo levar a eficiência e o desempenho a novos patamares, abrangendo desde desktops até servidores.

A AMD ainda não forneceu detalhes sobre especificações, mas mencionou que as CPUs Zen 6 terão o codinome Morpheus.

Com as CPUs Zen 5 sendo fabricadas em 4nm e as Zen 5C em 3nm, a expectativa é que a AMD utilize tecnologias de processo ainda mais avançadas da TSMC para a família Zen 6.

O que esperar do Zen 6 e Zen 6C

Baseando-se nas informações disponíveis atualmente, as CPUs AMD Zen 6 e Zen 6C devem continuar impulsionando as famílias de próxima geração, como a linha EPYC "Venice" de 6ª geração.

CPU AMD Zen 5 Arquitetura Oficial
Fonte da imagem: AMD

Ainda não há muito detalhes sobre esta nova linha de CPUs da AMD, mas ela deve suportar uma nova plataforma SP7 e adotar configurações de memória de até 16 canais.

Além disso, a arquitetura Zen 6 será utilizada na próxima geração de CPUs Ryzen Desktop, com codinome Medusa, que deve incluir núcleos de GPU RDNA mais recentes e uma interconexão 2.5D para maior largura de banda.

A família Sound Wave APU de próxima geração também adotará a arquitetura Zen 6, substituindo o Ryzen AI 300 "Strix Point". Isso indica uma grande atualização na linha de produtos da AMD.

Novas configurações e desempenho

Relatórios anteriores indicam que as CPUs Zen 6 da AMD estarão disponíveis em três novas configurações de CCD, oferecendo 8, 16 e até 32 núcleos. Essa alta contagem de núcleos será benéfica para usos multithread, como nas famílias Threadripper e EPYC.

Para os usuários de PCs convencionais, a AMD pode continuar aumentando a contagem de núcleos, embora a maioria dos jogos e softwares atuais ainda não estejam otimizados para suportar tantos núcleos.

Nesses casos, as CPUs com 3D V-Cache continuam sendo a melhor opção, tanto em desempenho quanto em custo-benefício.

O futuro da AMD e sua arquitetura Zen

Há relatos de que a AMD também já está trabalhando na microarquitetura Zen 7, que deve ser apresentada após o lançamento do Zen 6.

No campo da inteligência artificial (IA), a empresa apresentará a arquitetura XDNA 3 para CPUs Client e aceleradores Versal por volta de 2026.

A estreia da arquitetura Zen 6 está prevista para 2026, e a AMD já se comprometeu com um plano de longevidade até 2027+ para sua plataforma AM5. Isso significa que podemos esperar novas ofertas de PCs de mesa de alto desempenho no futuro próximo.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.