A AMD confirmou oficialmente que seus núcleos de próxima geração após o Zen 5 e Zen 5C serão o Zen 6 e o Zen 6C, continuando sua jornada para o fornecimento de processadores com alto desempenho.
Essa revelação confirma o próximo passo da AMD em sua linha de CPUs de alto desempenho, apesar de ainda não termos visto os processadores com arquitetura Zen 5 ou o Zen 5C em ação plena.
Com os codinomes Zen 6 e Zen 6C, essas novas arquiteturas tem como objetivo levar a eficiência e o desempenho a novos patamares, abrangendo desde desktops até servidores.
A AMD ainda não forneceu detalhes sobre especificações, mas mencionou que as CPUs Zen 6 terão o codinome Morpheus.
Com as CPUs Zen 5 sendo fabricadas em 4nm e as Zen 5C em 3nm, a expectativa é que a AMD utilize tecnologias de processo ainda mais avançadas da TSMC para a família Zen 6.
O que esperar do Zen 6 e Zen 6C
Baseando-se nas informações disponíveis atualmente, as CPUs AMD Zen 6 e Zen 6C devem continuar impulsionando as famílias de próxima geração, como a linha EPYC "Venice" de 6ª geração.
Ainda não há muito detalhes sobre esta nova linha de CPUs da AMD, mas ela deve suportar uma nova plataforma SP7 e adotar configurações de memória de até 16 canais.
Além disso, a arquitetura Zen 6 será utilizada na próxima geração de CPUs Ryzen Desktop, com codinome Medusa, que deve incluir núcleos de GPU RDNA mais recentes e uma interconexão 2.5D para maior largura de banda.
A família Sound Wave APU de próxima geração também adotará a arquitetura Zen 6, substituindo o Ryzen AI 300 "Strix Point". Isso indica uma grande atualização na linha de produtos da AMD.
Novas configurações e desempenho
Relatórios anteriores indicam que as CPUs Zen 6 da AMD estarão disponíveis em três novas configurações de CCD, oferecendo 8, 16 e até 32 núcleos. Essa alta contagem de núcleos será benéfica para usos multithread, como nas famílias Threadripper e EPYC.
Para os usuários de PCs convencionais, a AMD pode continuar aumentando a contagem de núcleos, embora a maioria dos jogos e softwares atuais ainda não estejam otimizados para suportar tantos núcleos.
Nesses casos, as CPUs com 3D V-Cache continuam sendo a melhor opção, tanto em desempenho quanto em custo-benefício.
O futuro da AMD e sua arquitetura Zen
Há relatos de que a AMD também já está trabalhando na microarquitetura Zen 7, que deve ser apresentada após o lançamento do Zen 6.
No campo da inteligência artificial (IA), a empresa apresentará a arquitetura XDNA 3 para CPUs Client e aceleradores Versal por volta de 2026.
A estreia da arquitetura Zen 6 está prevista para 2026, e a AMD já se comprometeu com um plano de longevidade até 2027+ para sua plataforma AM5. Isso significa que podemos esperar novas ofertas de PCs de mesa de alto desempenho no futuro próximo.