AMD adota marca AI em novos produtos Ryzen com a linha "Ryzen AI HX"

Imagem de: AMD adota marca AI em novos produtos Ryzen com a linha "Ryzen AI HX"

A AMD está adotando uma nova estratégia de marca para seus próximos produtos Ryzen. A empresa decidiu incorporar a marca AI (Inteligência Artificial) em sua nomenclatura, introduzindo a nova linha "Ryzen AI HX".

A empresa já havia atualizado seu esquema de nomenclatura para os CPUs Ryzen Mobile em setembro de 2022. Inicialmente, o esquema foi adotado pelos APUs Ryzen 7040 "Phoenix" e posteriormente usado com os chips Ryzen 8040 "Hawk Point".

Agora, a empresa está mudando sua convenção de nomenclatura mais uma vez, com a introdução do "Ryzen AI H" para seus próximos APUs Strix Point. A confirmação do novo esquema de nomenclatura vem de uma listagem da Asus.

Aparentemente, o primeiro produto a adotar a nova nomenclatura é o processador AMD Ryzen AI 9 HX 170, que estará presente no laptop ASUS Vivobook S 16 OLED.

Especificações do ASUS Vivobook S
Imagem: ASUS

Este APU possui 12 núcleos e 24 threads baseados na arquitetura Zen 5-core. O chip tem uma velocidade de clock de até 5.1 GHz, até 77 TOPS de AI (45 TOPS de XDNA), e 36 MB de cache.

Este ano, a AMD está se preparando para lançar uma série de laptops alimentados por APUs AMD Ryzen "Strix Point" sob suas séries ROG, TUF, ProArt e VivoBook.

Com a adoção da nova nomenclatura "Ryzen AI HX", a AMD está se posicionando como uma marca pronta para a nova era da IA no mercado de PCs e laptops.

Não é nenhuma novidade que as empresas de tecnologia estão apostando alto na Inteligência Artificial, incorporando-a diretamente na nomenclatura de seus produtos.

Com a introdução do "Ryzen AI HX", a AMD está se preparando para ser uma das empresas que irá liderar a próxima geração de computação orientada por IA.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.