A AMD está adotando uma nova estratégia de marca para seus próximos produtos Ryzen. A empresa decidiu incorporar a marca AI (Inteligência Artificial) em sua nomenclatura, introduzindo a nova linha "Ryzen AI HX".
A empresa já havia atualizado seu esquema de nomenclatura para os CPUs Ryzen Mobile em setembro de 2022. Inicialmente, o esquema foi adotado pelos APUs Ryzen 7040 "Phoenix" e posteriormente usado com os chips Ryzen 8040 "Hawk Point".
Agora, a empresa está mudando sua convenção de nomenclatura mais uma vez, com a introdução do "Ryzen AI H" para seus próximos APUs Strix Point. A confirmação do novo esquema de nomenclatura vem de uma listagem da Asus.
Aparentemente, o primeiro produto a adotar a nova nomenclatura é o processador AMD Ryzen AI 9 HX 170, que estará presente no laptop ASUS Vivobook S 16 OLED.
Este APU possui 12 núcleos e 24 threads baseados na arquitetura Zen 5-core. O chip tem uma velocidade de clock de até 5.1 GHz, até 77 TOPS de AI (45 TOPS de XDNA), e 36 MB de cache.
Este ano, a AMD está se preparando para lançar uma série de laptops alimentados por APUs AMD Ryzen "Strix Point" sob suas séries ROG, TUF, ProArt e VivoBook.
Com a adoção da nova nomenclatura "Ryzen AI HX", a AMD está se posicionando como uma marca pronta para a nova era da IA no mercado de PCs e laptops.
Não é nenhuma novidade que as empresas de tecnologia estão apostando alto na Inteligência Artificial, incorporando-a diretamente na nomenclatura de seus produtos.
Com a introdução do "Ryzen AI HX", a AMD está se preparando para ser uma das empresas que irá liderar a próxima geração de computação orientada por IA.