O headset PlayStation VR2 da Sony poderá ser usado no PC em breve com o lançamento do adaptador oficial, previsto para chegar em agosto.
Esse adaptador dará aos jogadores a oportunidade de explorar uma nova gama de experiências de VR, ampliando a versatilidade do PlayStation VR2 além do PlayStation 5.
O adaptador PS VR2 para PC será lançado globalmente no dia 7 de agosto e estará disponível em varejistas selecionados e na PS Direct, com um preço sugerido de US$ 59,99, algo em torno de R$ 316,99.
Esse acessório é uma solução para quem deseja usar seu headset de realidade virtual da Sony no PC, algo que já era esperado por muitos usuários do PS VR2.
Requisitos de sistema
Para usar o PlayStation VR2 no PC, será necessário um cabo DisplayPort compatível com DisplayPort 1.4, além de uma conta Steam.
Os requisitos mínimos de sistema não são muito altos, mas a Sony recomenda uma configuração mais robusta para uma melhor performance. A seguir, os detalhes dos requisitos:
- Sistema Operacional: Windows 10 de 64 bits / Windows 11 de 64 bits
- Processador: Intel Core i5-7600 / AMD Ryzen 3 3100 (necessário arquitetura Zen 2 ou posterior)
- Memória RAM: 8 GB ou mais
- Placa Gráfica: NVIDIA GeForce GTX 1650 ou posterior (arquitetura Turing ou posterior) / Série NVIDIA RTX / AMD Radeon RX 5500XT ou posterior / AMD Radeon RX 6500XT ou posterior.
Para melhor desempenho: NVIDIA GeForce RTX 3060 ou superior / AMD Radeon RX 6600XT ou superior - Porta de Exibição: DisplayPort 1.4 (saída padrão DisplayPort ou Mini DisplayPort)
- USB: Conexão direta
- Bluetooth: Bluetooth 4.0 ou posterior
Funcionalidades e limitações
Apesar da Sony trazer o PlayStation VR2 para o ambiente do PC, a experiência não será exatamente a mesma que no PlayStation 5.
Alguns dos recursos avançados do headset, como HDR, feedback do fone de ouvido, rastreamento ocular, gatilhos adaptativos e feedback tátil, não estarão disponíveis no PC.
Contudo, os usuários ainda poderão usar os recursos visuais em 4K, campo de visão de 110 graus, detecção de toque de dedo, visualização transparente e renderização foveated.
A configuração do adaptador é projetada para ser simples e intuitiva. Os usuários precisarão apenas conectar o headset ao PC e baixar os aplicativos PlayStation VR2 e SteamVR no Steam.
Apesar das limitações em relação ao uso no PlayStation 5, a compatibilidade com o PC é uma grande novidade do PlayStation VR2 para quem gosta de realidade virtual.