Um novo relatório questiona o uso do novo padrão de tecnologia para redes celulares de banda larga (5G), que as operadoras começaram a implementar em todo o mundo a partir de 2019.
De acordo com o relatório, o 5G é apenas mais uma jogada de marketing de operadoras e sua implementação em novos telefones beneficia apenas as empresas de telefonia.
O relatório surgiu esta semana, quando a Apple está se preparando para lançar o próximo iPhone SE de baixo custo que está recebendo uma atualização com tecnologia 5G.
Segundo o relatório, embora o 5G não seja uma tecnologia inútil, ela não é mais vista como revolucionária e obrigatória, sendo considerada uma atualização para as operadoras, não para os clientes.
O relatório ainda observa que as velocidades de conexão 5G ainda são fracas e exigem condições muito específicas com redes mmWave ou de banda média que a maioria das operadoras dos EUA ainda estão lutando para implantar.
Passados vários anos, o 5G parece não ter saído do lugar e está sendo mais uma nota de marketing do que uma mudança revolucionária na forma como as pessoas usam a Internet móvel.
Além disso, a implementação desta tecnologia tem muitas desvantagens em potencial, a principal delas são os roteadores 5G que continuam custando uma fortuna.
Atualmente, estima-se que o modem 5G da Qualcomm que a Apple utiliza em iPhones, seja o componente mais caro destes dispositivos, mais até que suas telas de alta resolução ou os processadores primários da série A da Apple.
Isso significa que se a Apple mantivesse todos os outros aspectos de hardware de 2020 para o novo SE 5G, previsto para ser lançado esta semana, os clientes ainda teriam que pagar mais pela a atualização.
E apesar de os usuários do 5G ter dobrado no segundo trimestre de 2020, atingindo 137,7 milhões de smartphones, isso representa apenas 1,5% do mercado global que ainda é dominado pela rede LTE (4G) com 60,4% de uso.
As estimativas mais otimistas apontam que apenas no fim de 2025, o 5G irá ascender com 3,03 bilhões de usuários representando quase 30% do mercado global de celulares, mas o 4G ainda vai dominar com 53,5% do mercado.
Todo esse cenário de baixa representatividade, pouca qualidade na velocidade do 5G e alto custo, criou-se um contexto que apenas atinge o bolso dos consumidores de telefones celulares sem grandes benefícios.
Além de estar apenas tornando os smartphones modernos mais caros, o 5G também está atingindo o desempenho de hardware destes dispositivos que lutam com a baixa duração da bateria.
A maioria dos telefones 5G enfrentam sérios problemas com a duração da bateria, alguns não conseguem atingir nem um dia inteiro de uso. Com todos esses problemas iminentes, o que você acha do 5G? Deixe seu comentário.