YouTube lança recurso de alerta para evitar comentários tóxicos e inapropriados

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Em comunicado divulgado pelo o YouTube nesta última semana, foi desenvolvido um novo recurso de Diretrizes da Comunidade, projetado com o objetivo de auxiliar a retirada de comentários considerados tóxicos e inapropriados da plataforma e também facilitar as interações respeitosas entre os usuários.

Após a nova atualização os usuários do Android poderão visualizar um pop-up de notificação antes mesmo de chegar a postar o comentário no YouTube, recebendo o alerta de que, ele pode ser prejudicial.

A novidade da plataforma irá solicitar ao usuário que as conversações sejam adequadas, ou seja, que "mantenham os comentários respeitosos", caso o conteúdo que eles estão compartilhando sejam inapropriados.

Mesmo assim, os internautas possuem total autonomia de livre escolha, pois, ainda assim poderão seguir em frente e realizar a postagem do seu comentário. Após a postagem o prompt inclui um botão "editar" destinado a conter o abuso na plataforma.

As medidas das novas Diretrizes da Comunidade do YouTube enaltecem que é impossível eliminar totalmente os comentários ofensivos. De acordo a empresa, a nova ferramenta e seus filtros estão em constante desenvolvimento, mas isso requer mais tempo e maiores investimentos.

Além disso, o objetivo maior era que os comentários fossem analisados e recebessem observações conforme a proposta e os comentários que não receberem o aviso, ainda poderão ser removidos pelo comentarista, criador do vídeo ou até mesmo pelo YouTube caso violarem as regras da plataforma.

O YouTube ainda afirmou que a medida vem de uma iniciativa para tornar a plataforma mais inclusiva e saudável, também deixou claro que as remoções de discursos e comentários fora feitas somente 46 vezes desde o início de 2019.

Outra estratégia que também será incluída na plataforma é a interação dos criadores de conteúdo, que serão solicitados pelo o YouTube a compartilhar de forma voluntária seu gênero, orientação sexual, raça e etnia.

Essas informações ajudarão a empresa a identificar padrões de ódio e assédio, bem como entender como algumas comunidades são tratadas em relação à monetização e descoberta, disse o YouTube.