O YouTube está tomando medidas mais duras para combater o uso de bloqueadores de anúncios, que permitem que os usuários assistam vídeos sem a exibição de anúncios em sua plataforma.
Um representante do YouTube, explicou recentemente que o Google está lançando uma iniciativa global para encorajar os usuários que utilizam bloqueadores de anúncios a desativá-los ou experimentar a versão Premium (paga) do serviço, que não possui anúncios.
O porta-voz também esclareceu que o uso de bloqueadores de anúncios no YouTube está em desacordo com os termos de serviço da plataforma. Agora, o YouTube passou a bloquear o player permanentemente para quem usa bloqueador de anúncios.
Segundo o representante, os anúncios desempenham um papel fundamental em sustentar uma comunidade diversificada de criadores de conteúdo em todo o mundo, além de permitir que bilhões de pessoas acessem seus vídeos favoritos no YouTube.
Essa mudança na política do YouTube começou a ser testada em junho, quando a empresa começou a limitar o acesso a vídeos para usuários que estavam usando bloqueadores de anúncios.
Esses usuários recebiam avisos informando que o reprodutor de vídeo seria bloqueado após a visualização de três vídeos, a menos que desativassem seus bloqueadores ou se inscrevessem no YouTube Premium.
Na época, o YouTube Premium, que oferece uma experiência sem anúncios, custava R$ 20,90. No entanto, durante o verão, o preço da assinatura foi discretamente aumentado em quase 17%, passando para R$ 24,90 por mês ou R$ 249,00 por ano (o que equivale a cerca de R$ 20,75 por mês).
Essa decisão tem gerado discussões entre os usuários afetados, que compartilham dicas em plataformas de mídia social, como Twiiter/X e Reddit, sobre como contornar a detecção de bloqueadores de anúncios no YouTube, utilizando várias extensões de navegador e ajustes.
Alguns usuários são firmes em sua crença de que não desativarão seus bloqueadores de anúncios, mesmo que isso resulte em uma proibição permanente no YouTube.
Para o Google e o YouTube, combater o uso de bloqueadores de anúncios é uma estratégia essencial para aumentar sua receita publicitária, que tem sido afetada pelos bloqueadores de anúncios há anos.
Como resultado desta iniciativa, provavelmente a plataformas perderá alguns espectadores, mas é mais provável que a receita aumente, já que alguns usuários existentes de bloqueadores de anúncios podem optar por permitir a exibição de anúncios ou aderir à versão premium para continuar assistindo sem interrupções.
Por outro lado, mesmo que alguns usuários deixem de usar o YouTube, isso não representará uma perda de receita, uma vez que esses usuários não estavam visualizando os anúncios de qualquer maneira.