A Xiaomi apresentou um robô de inspiração biológica quadrúpede (quadrúpede) parecido com um cachorro, chamado CyberDog.
O anuncio foi realizado nesta terça-feira (10), este é o primeiro projeto da Xiaomi na robótica quadrúpede para a comunidade de código aberto e desenvolvedores em todo o mundo.
De acordo com a Xiaomi, o CyberDog é "poderoso, preciso e ágil" e foi calibrado com motores desenvolvidos internamente pela empresa que possuem grande velocidade, agilidade e uma ampla gama de movimentos.
Além disso, possui um torque máximo de saída e velocidade de rotação de até 32 Nm / 220 rpm que fornece ao CyberDog a capacidade de realizar movimentos de alta velocidade de até 3,2m/s e ações complicadas, como backflips.
Equipado com a plataforma NVIDIA Jetson Xavier NX, o cérebro do CyberDog é um supercomputador de IA para sistemas embarcados e de ponta, que inclui 384 núcleos CUDA, 48 núcleos tensor, uma CPU ARM 6 Carmel e 2 mecanismos de aceleração de aprendizagem profunda.
Para seus proprietários, o CyberDog processa dados massivos capturados de seu sistema de sensores sem problemas.
Para modelar totalmente os organismos biológicos, o CyberDog é equipado com 11 sensores de alta precisão que fornecem feedback instantâneo para guiar seus movimentos.
Isso inclui sensores de toque, câmeras, sensores ultrassônicos, módulos GPS e muito mais, dando ao CyberDog capacidade aprimorada de sentir, analisar e interagir com seu ambiente.
Graças à tecnologia de imagem do smartphone da Xiaomi, o CyberDog teve aprimoramentos na capacidade de perceber o que está ao seu redor.
Ele ainda vem integrado com uma série de sensores de câmera, incluindo câmeras interativas AI, câmeras binoculares fisheye de ângulo ultra-amplo e módulo de profundidade Intel RealSense D450, e pode ser treinado com seu algoritmo de visão por computador.
O robô também inclui um sistema de sensor de visão para rastreamento autônomo de objetos, SLAM e navegação e prevenção de obstáculos em escala centimétrica.
"Isso significa que o CyberDog pode analisar seus arredores em tempo real, criar mapas de navegação, traçar seu destino e evitar obstáculos. Juntamente com a postura humana e o rastreamento de reconhecimento facial, o CyberDog é capaz de seguir seu dono e contornar as obstruções", disse a Xiaomi.
Para controlar este cão-robô, os usuários podem usar assistentes de voz para comandar ou definir uma palavra de ativação ou simplesmente usar o controle remoto e o aplicativo de smartphone que o acompanham.
Outros recursos do CyberDog incluem 3 portas tipo C e 1 porta HDMI para integrar uma ampla gama de complementos de hardware ou sistemas de software inovadores e criativos, como luz de busca, câmera panorâmica, câmera de movimento, LiDAR ou mais.
"O avanço da robótica envolve vários campos de fronteira e atualmente está em um estágio de cocriação global. Por meio do código-fonte aberto, a Xiaomi incentiva os desenvolvedores de todo o mundo a contribuir com essa área, comunicar-se entre si e progredir juntos", acrescenta Xiaomi.
O CyberDog está à venda pelo preço de 9.999 RMB, cerca de R$ 8082,56. Incialmente, a Xiaomi planeja vender 1.000 unidades para fãs, engenheiros e entusiastas de robótica da Xiaomi.
A fabricante chinesa também planeja criar a "Comunidade de código aberto Xiaomi" para compartilhar constantemente o progresso e os resultados com desenvolvedores em todo o mundo.
Além disso, prometeu estabelecer um laboratório de robótica para fornecer uma plataforma para os engenheiros continuarem buscando inovações futuras.
Via: Blog MI