Nos últimos dias, surgiram rumores fortes sobre uma nova onda de demissões dentro da divisão Xbox da Microsoft que pode resultar no fechamento de vários estúdios.
As informações foram divulgadas por fontes confiáveis como os sites Bloomberg e The Verge, e apontam para uma reestruturação ainda maior dentro da empresa. Segundo essas fontes, algumas operações do Xbox podem até ser encerradas em determinadas regiões.
Esses cortes fariam parte de uma reorganização mais ampla da Microsoft e, de acordo com George Broussard — cofundador da Apogee Software (hoje conhecida como 3D Realms) e um dos criadores do clássico Duke Nukem —, o número de demitidos pode chegar a cerca de 2 mil pessoas.
Isso representaria cerca de 10% da equipe da divisão de jogos, considerando também os funcionários da Activision Blizzard e da Bethesda, que hoje fazem parte do universo Xbox.
Ou seja, esses estúdios também devem ser afetados novamente, como já aconteceu em outras rodadas de cortes anteriores. Mas o que mais preocupa é a possibilidade real de que alguns estúdios sejam fechados por completo.
Para entender melhor esse cenário, vamos relembrar o que já aconteceu. Em janeiro de 2023, a Microsoft realizou um grande corte de aproximadamente 10 mil empregos em toda a empresa.
Na época, não foi só o setor de games que sofreu, mas estúdios como Bethesda, The Coalition e 343 Industries foram afetados diretamente.
Já em janeiro de 2024, poucos meses depois da gigante aquisição da Activision Blizzard, mais uma leva de cortes atingiu cerca de 1.900 funcionários das equipes do Xbox e da ABK (sigla usada para Activision Blizzard King).
Isso representou uma redução de quase 8% do pessoal envolvido com jogos. Como resultado, o Project Odyssey — um jogo de sobrevivência que estava sendo desenvolvido pela Activision e traria uma nova franquia de fantasia — foi cancelado.
Estúdios já fechados e o que ainda pode vir
Em maio de 2024, a Microsoft tomou uma decisão ainda mais radical: fechou quatro estúdios importantes. Entre eles estavam:
- Arkane Austin, responsável por jogos como Prey e Redfall;
- Tango Gameworks, criadora de títulos como The Evil Within, Ghostwire: Tokyo e o aclamado Hi-Fi Rush;
- Alpha Dog Games, do jogo Mighty Doom;
- Roundhouse Studios, que colaborava em vários projetos internos.
Apesar do choque, nem tudo foi perdido. A Tango Gameworks acabou sendo resgatada poucos meses depois pela KRAFTON, empresa responsável por PUBG, e levou com ela a franquia Hi-Fi Rush, o que deu uma certa esperança.
Agora, com o fim do trimestre fiscal da Microsoft se aproximando — previsto para 30 de junho —, muitos especialistas acreditam que o anúncio oficial dessa nova leva de cortes e possíveis fechamentos de estúdios pode acontecer a qualquer momento. Talvez ainda nesta semana.