Xbox diz que jogos exclusivos estão ultrapassados e aposta em multiplataforma

Imagem de: Xbox diz que jogos exclusivos estão ultrapassados e aposta em multiplataforma

Sarah Bond, presidente da Xbox, participou recentemente de uma entrevista longa para o Mashable durante a divulgação do lançamento do ROG Xbox Ally X.

Além de falar sobre o console da próxima geração ser "muito premium e de alto nível", ela deu uma declaração bem interessante sobre jogos exclusivos — e disse que eles estão ultrapassados.

"Estamos vendo as pessoas evoluírem muito além disso. Os maiores jogos do mundo estão disponíveis em todo lugar. Você olha para Call of Duty, Minecraft, Fortnite, Roblox. É isso que realmente movimenta a comunidade no mundo dos games. É onde as pessoas se encontram, compartilham experiências. E a ideia de travar um jogo em apenas uma loja ou em um dispositivo específico está ultrapassada para a maioria das pessoas. Você quer jogar com seus amigos em qualquer lugar, independentemente do aparelho que eles usam. E é nisso que estamos apostando, porque isso abre novas formas de jogar, seja via cloud, PC ou consoles que todos nós temos na sala de casa."

Essa declaração faz sentido se olharmos para a trajetória da Microsoft com os exclusivos do Xbox. Por cerca de 15 anos, a empresa tentou apostar pesado em jogos exclusivos, chegando a fechar acordos caros com estúdios japoneses para títulos como Ninja Gaiden, Lost Odyssey, Blue Dragon e Ace Combat 6.

Mas esse esforço perdeu força porque o Xbox One não entregou muitos jogos exclusivos de destaque. A partir de 2016, a Microsoft começou a levar seus exclusivos para PC com Windows, começando pelo jogo Quantum Break, da Remedy.

Essa foi a primeira grande expansão do que significava "ser Xbox". Mais recentemente, a Microsoft decidiu lançar seus jogos também em consoles rivais, como PlayStation e Nintendo Switch.

A mudança de estratégia foi confirmada em fevereiro de 2024, quando jogos como Grounded e Pentiment (Obsidian), Sea of Thieves (Rare) e Hi-Fi Rush (Tango) foram anunciados para PS4/5 e/ou Switch. Desde então, muitos outros títulos seguiram o mesmo caminho:

  • Gears of War: Reloaded
  • Forza Horizon 5
  • Age of Empires II: Definitive Edition
  • Senua's Saga: Hellblade II
  • Indiana Jones and the Great Circle
  • DOOM: The Dark Ages

Ainda este mês, Ninja Gaiden 4 e The Outer Worlds 2 vão ser lançados no mesmo dia para PS5, Xbox e PC. Hoje, a Microsoft quer levar seus jogos para o maior número possível de dispositivos.

A própria empresa admitiu, em 2023, que perdeu a chamada "guerra dos consoles". Bond também falou sobre jogos como serviço, que se beneficiam de estarem disponíveis em várias plataformas.

Já empresas como Sony e Nintendo ainda valorizam os exclusivos não relacionados a live service, que ajudam a vender mais consoles quando restritos a um sistema.

Na prática, seria ótimo se todos os jogos fossem lançados em todas as plataformas ao mesmo tempo, garantindo mais liberdade para os jogadores.

Mas, ao mesmo tempo, é compreensível a estratégia da Sony e da Nintendo, mesmo que a Sony já esteja caminhando lentamente para lançamentos multiplataforma.