Usuário mostra como ativar o FSR 4 em GPUs Radeon RX 6000 com um truque simples

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Ativar o FSR 4, a tecnologia mais recente de upscaling da AMD, em placas Radeon mais antigas não é tão complicado quanto parecia.

Um usuário descobriu uma forma simples de habilitar o recurso até mesmo nas GPUs da série RX 6000, sem queda perceptível de desempenho.

Há algum tempo, já se sabia que o FSR 4 podia ser usado nas placas Radeon RX 7000 rodando Windows, graças a arquivos de modelo INT8 que haviam vazado do código-fonte da AMD.

Esses mesmos arquivos também pareciam funcionar em placas com a arquitetura RDNA 2 — as famosas Radeon RX 6000. O problema é que, nos primeiros testes, o desempenho caía bastante, deixando os jogos com travamentos e quedas de FPS.

Mas agora, um usuário conseguiu resolver isso com um método muito mais eficiente e direto. Esse tipo de modificação já havia sido tentado antes, mas com resultados ruins.

Em muitos casos, a taxa de quadros caía de 10% a 20%. Antes, era preciso usar ferramentas como o OptiScaler, que exigiam o uso de arquivos DLL modificados manualmente.

O novo método, descoberto por um usuário da comunidade Computer Base, simplifica todo o processo e mantém o desempenho estável. O truque é basicamente substituir dois arquivos dentro do driver Adrenalin mais recente da AMD.

Para isso, é preciso seguir alguns passos simples: ter instalado um programa como 7-Zip ou WinRAR, descompactar tanto o driver antigo (como o Adrenalin 23.9.1) quanto o novo, e então copiar dois arquivos específicos do driver antigo — amdxc32.dll e amdxc64.dll — para o mesmo diretório dentro do driver novo, substituindo os arquivos originais.

Depois, basta instalar o driver modificado normalmente. Com essa troca, o FSR 4 é ativado nas GPUs RX 6000 sem depender de ferramentas externas.

O usuário que descobriu o método também fez testes práticos mostrando as diferenças na qualidade visual, especialmente com a Radeon RX 6800.

Ele publicou vídeos comparando vários modos do FSR 4 — Native, Quality e Performance — lado a lado com uma Radeon RX 9070, que já tem suporte oficial ao FSR 4.

Os resultados chamam atenção, o modo FSR 4 Quality ficou praticamente idêntico ao da RX 9070 em termos de nitidez e fidelidade visual.

A qualidade de imagem se manteve muito próxima do modo nativo (sem upscaling), e, surpreendentemente, não houve perda de desempenho perceptível nos testes.

Um dos jogos usados para comparação foi Kena: Bridge of Spirits, com os seguintes resultados:

Jogo / ConfiguraçãoFPS MédioP1 FPSP0.1 FPS
FSR 3.1.5 Quality35,222,516,9
FSR 4 Performance33,022,917,4
FSR 4 Quality29,920,416,2
TAA Native29,919,415,9

Na prática, o desempenho entre FSR 4 e o modo nativo ficou praticamente o mesmo, com ganhos visuais significativos e sem perda de fluidez nos jogos. Como disse o próprio usuário mario_mendel34, que compartilhou o método no fórum Computer Base:

"No geral, para mim, a RX 6800 e a RX 9070 são equivalentes em qualidade de imagem. Se a RX 9070 parece um pouco melhor em alguns pontos, é provavelmente porque a versão INT8 vazada é mais antiga e não tão refinada quanto a versão FP8 atual. Isso não é um ‘FSR4 Light’ e não pode ser comparado ao XeSS da Intel ou outras GPUs."

Essa descoberta mostra que, com pequenas alterações técnicas, é possível aproveitar tecnologias recentes até em hardwares mais antigos, sem comprometer o desempenho e com resultados visuais muito próximos dos modelos mais novos.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.