Ativar o FSR 4, a tecnologia mais recente de upscaling da AMD, em placas Radeon mais antigas não é tão complicado quanto parecia.
Um usuário descobriu uma forma simples de habilitar o recurso até mesmo nas GPUs da série RX 6000, sem queda perceptível de desempenho.
Há algum tempo, já se sabia que o FSR 4 podia ser usado nas placas Radeon RX 7000 rodando Windows, graças a arquivos de modelo INT8 que haviam vazado do código-fonte da AMD.
Esses mesmos arquivos também pareciam funcionar em placas com a arquitetura RDNA 2 — as famosas Radeon RX 6000. O problema é que, nos primeiros testes, o desempenho caía bastante, deixando os jogos com travamentos e quedas de FPS.
Mas agora, um usuário conseguiu resolver isso com um método muito mais eficiente e direto. Esse tipo de modificação já havia sido tentado antes, mas com resultados ruins.
Em muitos casos, a taxa de quadros caía de 10% a 20%. Antes, era preciso usar ferramentas como o OptiScaler, que exigiam o uso de arquivos DLL modificados manualmente.
O novo método, descoberto por um usuário da comunidade Computer Base, simplifica todo o processo e mantém o desempenho estável. O truque é basicamente substituir dois arquivos dentro do driver Adrenalin mais recente da AMD.
Para isso, é preciso seguir alguns passos simples: ter instalado um programa como 7-Zip ou WinRAR, descompactar tanto o driver antigo (como o Adrenalin 23.9.1) quanto o novo, e então copiar dois arquivos específicos do driver antigo — amdxc32.dll e amdxc64.dll — para o mesmo diretório dentro do driver novo, substituindo os arquivos originais.
Depois, basta instalar o driver modificado normalmente. Com essa troca, o FSR 4 é ativado nas GPUs RX 6000 sem depender de ferramentas externas.
O usuário que descobriu o método também fez testes práticos mostrando as diferenças na qualidade visual, especialmente com a Radeon RX 6800.
Ele publicou vídeos comparando vários modos do FSR 4 — Native, Quality e Performance — lado a lado com uma Radeon RX 9070, que já tem suporte oficial ao FSR 4.
Os resultados chamam atenção, o modo FSR 4 Quality ficou praticamente idêntico ao da RX 9070 em termos de nitidez e fidelidade visual.
A qualidade de imagem se manteve muito próxima do modo nativo (sem upscaling), e, surpreendentemente, não houve perda de desempenho perceptível nos testes.
Um dos jogos usados para comparação foi Kena: Bridge of Spirits, com os seguintes resultados:
Jogo / Configuração | FPS Médio | P1 FPS | P0.1 FPS |
---|---|---|---|
FSR 3.1.5 Quality | 35,2 | 22,5 | 16,9 |
FSR 4 Performance | 33,0 | 22,9 | 17,4 |
FSR 4 Quality | 29,9 | 20,4 | 16,2 |
TAA Native | 29,9 | 19,4 | 15,9 |
Na prática, o desempenho entre FSR 4 e o modo nativo ficou praticamente o mesmo, com ganhos visuais significativos e sem perda de fluidez nos jogos. Como disse o próprio usuário mario_mendel34, que compartilhou o método no fórum Computer Base:
"No geral, para mim, a RX 6800 e a RX 9070 são equivalentes em qualidade de imagem. Se a RX 9070 parece um pouco melhor em alguns pontos, é provavelmente porque a versão INT8 vazada é mais antiga e não tão refinada quanto a versão FP8 atual. Isso não é um ‘FSR4 Light’ e não pode ser comparado ao XeSS da Intel ou outras GPUs."
Essa descoberta mostra que, com pequenas alterações técnicas, é possível aproveitar tecnologias recentes até em hardwares mais antigos, sem comprometer o desempenho e com resultados visuais muito próximos dos modelos mais novos.