Recentemente, uma situação inusitada envolvendo a Ubisoft e o ator Matt Ryan, que interpretou Edward Kenway em Assassin's Creed IV: Black Flag, chamou a atenção da comunidade gamer.
Em um evento recente, Ryan deixou escapar que um remake do clássico jogo poderia estar em desenvolvimento — e a resposta da Ubisoft foi mais dura do que muitos esperavam.
Durante uma convenção no final de junho, Matt Ryan, ao autografar a caixa de um boneco de seu personagem, foi questionado sobre os rumores do remake de Black Flag.
No começo, ele tentou desconversar: "Não sei", disse. Mas ao ser pressionado, revelou que a empresa chegou a ameaçá-lo com um processo judicial. Segundo Ryan, ele não sabia que estava sendo gravado no momento em que comentou sobre o assunto.
"O problema foi que, enquanto eu falava livremente com as pessoas, alguém estava me filmando com o celular. E aí, depois, a empresa [Ubisoft] ameaçou me processar. Então, agora, eu não falo mais nada", explicou o ator, com um sorriso meio sem graça.
O vídeo foi publicado no TikTok por kylo_hd659 e depois compartilhado no X (antigo Twitter) pelo perfil TheHiddenOneAC. A informação acabou viralizando sendo também noticiada pelo site Insider-Gaming.
A empresa fez um anúncio oficial do remake, mas o próprio CEO da Ubisoft confirmou em junho de 2024 que há remakes da franquia Assassin's Creed em desenvolvimento.
E quem conhece minimamente a saga sabe que Black Flag é um dos jogos mais queridos pelos fãs. Além disso, a Ubisoft tem tido dificuldades com seus lançamentos mais recentes.
Reapresentar títulos de sucesso, como Assassin's Creed IV, pode ser uma forma de reconquistar a confiança do público e recuperar a boa imagem da empresa.
A reação da Ubisoft parece ter sido desproporcional, considerando que foi apenas um momento descontraído com fãs, sem intenção de vazar informações confidenciais. Em vez de mobilizar advogados, uma simples conversa com o ator poderia ter resolvido tudo.
No fim das contas, o silêncio de Matt Ryan pode ser visto como mais um sinal de que o remake de Assassin's Creed IV: Black Flag é mais real do que nunca — só não pode ser comentado abertamente ainda.