A CazéTV, canal que exibe jogos de futebol, surpreendeu seus seguidores ao suspender a transmissão da primeira rodada do Campeonato Francês em todas as suas plataformas.
O motivo? O uso indevido de VPNs. Torcedores na França utilizaram redes privadas virtuais para burlar o bloqueio geográfico e assistir aos jogos gratuitamente, como se estivessem no Brasil.
A CazéTV, gerenciada pela LiveMode em parceria com o streamer Casimiro Miguel, detém os direitos de transmissão da Ligue 1 no Brasil e oferece o conteúdo gratuitamente para o público brasileiro.
No entanto, com a detecção do uso de VPNs, a transmissão dos jogos foi interrompida no último fim de semana. A expectativa é que o canal retome as atividades na próxima sexta-feira (30), com a segunda rodada do campeonato.
Franceses burlam à geolocalização em meio a uma crise que o futebol francês enfrenta
A transmissão gratuita dos jogos pela CazéTV é exclusiva para o Brasil. No entanto, torcedores franceses descobriram que, ao usar uma VPN, podiam se conectar a um servidor brasileiro e, assim, assistir aos jogos sem pagar nada.
A tecnologia faz com que o provedor acredite que o dispositivo esteja no Brasil, mesmo que o usuário esteja em outro país.
Esse "drible" na geolocalização permitiu que fãs franceses acompanhassem as partidas e até participassem da transmissão ao vivo com comentários em outros idiomas.
Entretanto, essa prática é ilegal nas plataformas parceiras da CazéTV. Essa situação reflete a crise que o futebol francês enfrenta atualmente.
A Ligue 1, que reúne clubes renomados como Paris Saint-Germain e Olympique Lyonnais, não renovou o contrato de direitos de transmissão a tempo e só conseguiu fechar com novas empresas semanas antes do início do torneio.
Como resultado, muitos jogos acabaram sendo transmitidos apenas por serviços de streaming pagos, o que gerou insatisfação entre os torcedores franceses, devido ao custo das assinaturas.
Em protesto, a torcida do Saint-Étienne espalhou pôsteres nos arredores do estádio, ensinando como usar uma VPN para assistir aos jogos gratuitamente em outros países, como o Brasil.
Após a suspensão das transmissões, a CazéTV emitiu um comunicado explicando que decidiu interromper a exibição dos jogos "até que todas as plataformas de distribuição garantam que o conteúdo estará corretamente bloqueado para usuários fora do Brasil". A previsão é que a programação normal seja retomada na próxima rodada.
A CazéTV, que detém os direitos de transmissão da Ligue 1, foi informada que usuários franceses estavam utilizando métodos para contornar o geoblocking (ou bloqueio geográfico) e assistir às transmissões dentro da França em algumas de suas plataformas parceiras, o que é ilegal. O…
— CazéTV (@CazeTVOficial) August 24, 2024
Alvo de VPNs no YouTube
A CazéTV está disponível em várias plataformas de streaming, incluindo Prime Video, Samsung TV Plus e Mercado Play, mas o YouTube tem sido o alvo preferido para quem usa VPNs.
Antes de uma partida da Bundesliga (Campeonato Alemão), a CazéTV confirmou que não transmitiria o jogo no YouTube. Mesmo assim, os brasileiros puderam acompanhar a partida nas outras plataformas mencionadas.
Em um comunicado no X (antigo Twitter), o perfil @CazeTVOficial, afirmou que está tomando "todas as medidas necessárias para combater a pirataria" e destacou que se trata de um "problema geral da indústria".