TikTok suspende envio de novos vídeos e transmissão ao vivo na Rússia

Imagem de: TikTok suspende envio de novos vídeos e transmissão ao vivo na Rússia

O TikTok anunciou a suspensão do upload de novos vídeos e transmissão ao vivo de conteúdo em seu aplicativo na Rússia em resposta à nova lei de "notícias falsas" imposta no país.

Na semana passada, os legisladores russos aprovaram uma nova lei que impõe penas de prisão de até 15 anos para quem divulgar "informações falsas" sobre as forças armadas ou o governo da Rússia.

De acordo com a empresa, a decisão faz parte de um plano para manter seus funcionários e usuários seguros enquanto o conflito entre Rússia e Ucrânia está em andamento.

"O TikTok é uma saída para criatividade e entretenimento que pode fornecer uma fonte de alívio e conexão humana durante um período de guerra, quando as pessoas enfrentam imensa tragédia e isolamento. No entanto, a segurança de nossos funcionários e usuários continua sendo nossa maior prioridade", disse a empresa em comunicado.

"À luz da nova lei de 'fake news' da Rússia, não temos escolha a não ser suspender a transmissão ao vivo e novos conteúdos em nosso serviço de vídeo enquanto analisamos as implicações de segurança desta lei", acrescentou.

As novas mudanças na plataforma não afetam o serviço de mensagens do aplicativo, os usuários do TikTok na Rússia podem continuar enviando mensagens para seus contatos dentro ou fora do país.

A partir de agora, as pessoas na Rússia só poderão ver vídeos antigos do TikTok, o aplicativo entrará em um modo "somente visualização".

O TikTok segue outras gigantes de mídia social como Facebook e YouTube que bloquearam o acesso a meios de comunicação apoiados pelo governo russo.

Em resposta, a Rússia bloqueou o acesso ao Facebook alegando "discriminação" contra a mídia e os recursos de informação no país em 26 casos analisados desde outubro de 2020.

Via: TikTok