Tesla terá que recolher mais de 59 mil veículos fabricados em 2022 por falha de software

Imagem de: Tesla terá que recolher mais de 59 mil veículos fabricados em 2022 por falha de software

A Tesla recebeu uma notificação de recall devido a uma falha de software no recurso de chamada de emergência automática (eCall) de seus veículos do Modelo Y e Modelo 3 do ano 2022.

O aviso foi emitido pela a Autoridade Federal de Transporte Motorizado da Alemanha "Kraftfahrtbundesamt (KBA)" em 29 de junho e divulgado pela emissora local Rundfunk Berlin-Brandenburg.

A empresa de propriedade de Elon Musk terá que recolher aproximadamente 59.129 veículos produzidos em 2022 do Modelo Y e do Modelo 3 espalhados pelo mundo.

De acordo com a agência, um bug de software está afetando o recurso de chamada eletrônica e pode colocar a vida dos condutores em risco, no caso de acidente grave.

A falha de software causa o mal funcionamento do serviço de primeiros socorros e impede os condutores de entrar em contato automaticamente com qualquer linha de emergência relevante em todos os países.

O aviso da KBA não deixa claro quantos dos veículos afetados foram registrados na Alemanha, mas acrescenta que uma atualização de software pode corrigir o problema.

Os proprietários afetados foram instruídos a ligar para o fabricante ou dirigir até uma oficina autorizada da Tesla para uma atualização de software.

Esta não é a primeira vez que a Tesla é solicitada a recolher os seus veículos elétricos. Em janeiro de 2022, a empresa teve que recolher cerca de 54 mil veículos nos EUA por causa de seu software "Full Self-Driving (FDS)".

O software FDS dos veículos da Tesla permitia que os motoristas passassem por cruzamentos em vias com sinais de "Pare", sem a necessidade de parar completamente.

Da mesma forma, em dezembro de 2021, a empresa teve que recolher cerca de 500 mil veículos elétricos vendidos entre 2017 e 2020 por problemas de engenharia.

Via: CNBC