Tensor G5 no Pixel 10 Pro XL mostra avanço no AnTuTu, mas ainda perde para rivais

Imagem de: Tensor G5 no Pixel 10 Pro XL mostra avanço no AnTuTu, mas ainda perde para rivais

Dentro de poucos dias o Google vai apresentar oficialmente a linha Pixel 10, trazendo o novo processador Tensor G5, feito pela própria empresa.

Esse chip, além de ser o primeiro da marca fabricado no processo de 3 nanômetros, também é o primeiro a ser produzido pela TSMC, deixando de lado a Samsung.

Antes mesmo do lançamento, o Pixel 10 Pro XL já apareceu em um teste de desempenho no AnTuTu, revelando como o Tensor G5 se sai em relação ao modelo anterior.

O resultado mostra um avanço em relação ao Tensor G4 do Pixel 9 Pro XL, mas ainda distante dos rivais mais poderosos do mercado. Segundo dados publicados no Reddit por HustlersPassion, o Pixel 10 Pro XL alcançou 1.140.286 pontos no AnTuTu.

Já o Pixel 9 Pro XL, com o Tensor G4, havia marcado 983.628 pontos. Isso significa um ganho de cerca de 15,9%, considerado modesto para um salto de geração.

Pixel 10 Pro XL Tensor G5 AnTuTu Score
Um pequeno aumento de desempenho para o Tensor G5 / Créditos da imagem - HustlersPassion (Reddit)

O detalhe curioso está no desempenho multi-core: o Tensor G5 registrou 200.770 pontos, mais que o dobro do resultado do Tensor G4 nessa parte.

Essa diferença pode estar ligada às melhorias da tecnologia de fabricação (3nm da TSMC contra 4nm da Samsung) e também à adoção de novos núcleos de processamento.

No Geekbench 6, por exemplo, o chip já mostrou cerca de 36% a mais de desempenho em multi-core em relação ao G4. Apesar desse avanço, o Tensor G5 segue bem atrás dos concorrentes de ponta.

O REDMAGIC 10 Pro, equipado com o Snapdragon 8 Elite, lidera o ranking do AnTuTu com 2.662.615 pontos — mais do que o dobro do que o novo chip do Google conseguiu.

Isso mostra que, em termos de força bruta, a disputa com processadores como Snapdragon 8 Elite, Dimensity 9400+ e A18 Pro da Apple ainda não é equilibrada. Porém, benchmarks como o AnTuTu não contam a história completa.

No ano passado, após o lançamento do Tensor G4, Soniya Jobanputra, integrante da equipe de gestão de produtos do Google Pixel, disse que a empresa não tem como objetivo bater recordes em testes de desempenho.

O foco está em entregar uma experiência de uso mais fluida, resolvendo pontos que incomodam os usuários no dia a dia. Tradicionalmente, a linha Tensor nunca foi a mais rápida em números.

Mas os celulares Pixel se diferenciam dos concorrentes por trazer o Android na sua forma mais "pura", consumindo menos recursos do sistema e garantindo uma navegação mais suave.

Se o Google acertar novamente na integração entre hardware e software, a série Pixel 10 tem tudo para ser bem recebida, mesmo sem liderar os rankings de desempenho.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.