Recentemente, o jogo Starfield ultrapassou o recorde de jogadores simultâneos no Steam que pertencia a The Elder Scrolls V: Skyrim, um título lançado há doze anos.
Na época, Skyrim registrou impressionantes 287 mil usuários jogando ao mesmo tempo. Agora, Starfield conquistou seu lugar no Top 30 de todos os tempos do Steam, o que é um marco notável em sua estreia.
Mesmo com essa conquista, Starfield não detém o recorde mais alto de um título da Bethesda Game Studios no Steam. Fallout 4, lançado oito anos atrás, atingiu um pico incrível de 472 mil usuários simultâneos em seu lançamento.
No entanto, muitos jogadores optaram por acessar Starfield através da Microsoft Store e do serviço de assinatura Game Pass, seguindo a estratégia da Microsoft.
A quantidade exata de unidades vendidas a preço integral desde que a Microsoft deixou de divulgá-las é desconhecida, mas a Bethesda revelou que Starfield já se tornou o maior lançamento do estúdio, atraindo mais de seis milhões de jogadores em todas as plataformas.
Além disso, a Bethesda tem planos ambiciosos para manter os jogadores engajados em Starfield por um longo tempo. Eles estão planejando lançar DLCs oficiais, com a primeira expansão chamada "Shattered Space," bem como atualizações gratuitas e suporte para mods.
Em uma entrevista recente ao site japonês Famitsu, Todd Howard, o diretor do jogo, anunciou que as ferramentas oficiais de modding para Starfield serão disponibilizadas em 2024.
Ele declarou: "Com mods, você poderá fazer praticamente qualquer coisa, como nos nossos projetos anteriores. O suporte para mods estará disponível no próximo ano, e faremos isso de forma espetacular."
Essa notícia não é nenhuma surpresa, pois historicamente há um período de aproximadamente três meses entre o lançamento de um jogo da Bethesda Game Studios e a disponibilidade das ferramentas de modding para a comunidade.
Por exemplo, The Elder Scrolls V: Skyrim foi lançado em 11 de novembro de 2011, e suas ferramentas de modding foram compartilhadas em 7 de fevereiro de 2012.
Fallout 4 seguiu um padrão semelhante, com seu lançamento em 10 de novembro de 2015 e as ferramentas de modding PC Open Beta disponíveis em 26 de abril de 2016.
Portanto, é plausível esperar que as ferramentas de modding para Starfield estejam disponíveis até janeiro ou fevereiro do próximo ano.
Mesmo sem as ferramentas oficiais, a comunidade de modding já está trabalhando para melhorar o jogo, como o anunciado Starfield HD Reworked Project, que visa aprimorar a qualidade das texturas sem prejudicar o desempenho.
A chegada das ferramentas de modding oficiais expandirá ainda mais o potencial de personalização de Starfield, tornando-o acessível aos jogadores de consoles Xbox.