Sony revela plano para recuperar os lucros da PlayStation Studios

Imagem de: Sony revela plano para recuperar os lucros da PlayStation Studios

A Sony revelou que a PlayStation Studios está se dedicando a lançar jogos de sucesso de forma "consistente e contínua", apesar dos resultados financeiros recentes abaixo do esperado.

A Sony Interactive Entertainment está refinando seus processos de desenvolvimento e ajustando cronogramas de lançamento para garantir a entrega de títulos de alta qualidade.

Apesar desse compromisso, a PlayStation Studios continua tendo problemas para manter margens de lucro sustentáveis.

Mesmo com lançamentos de peso, como o porte de Ghost of Tsushima para PC e o remaster de The Last of Us Part 2, a empresa não conseguiu evitar cortes de pessoal, resultando em mais de 900 demissões.

Uma nova estrutura de gestão foi estabelecida sob a liderança de Herman Hulst e Hideaki Nishino para lhe dar com essa situação.

No relatório financeiro do primeiro trimestre do ano fiscal de 2024, divulgado recentemente, a Sony mostrou sua estratégia para fortalecer o gerenciamento de cronogramas de desenvolvimento e otimizar projetos, visando o lançamento contínuo de títulos de sucesso.

"O Studio Business Group está fortalecendo seu gerenciamento de cronograma de desenvolvimento e otimizando projetos de desenvolvimento para lançar títulos de sucesso de forma consistente e contínua", afirmou a Sony durante uma teleconferência de lucros.

Além disso, a empresa está focada em "manter e expandir" a base de usuários ativos do PlayStation, ao mesmo tempo em que busca aumentar o engajamento dos jogadores.

Com essa abordagem, a Sony espera "estabelecer uma base de ganhos estável", considerada uma prioridade pela PlayStation Studios.

O PlayStation 5 alcançou 61,7 milhões de unidades vendidas globalmente, mas as vendas do console estão desacelerando mais rápido do que o previsto.

Apesar de um lucro de US$ 10,2 bilhões no terceiro trimestre do ano fiscal de 2023, os lucros operacionais da Sony caíram 25,9% em comparação ao ano anterior.

Este ano tem sido relativamente tranquilo em termos de grandes lançamentos para a PlayStation, sem a estreia de nenhum blockbuster até o momento.

No entanto, a empresa anunciou alguns exclusivos, como Concord, Astro Bot e LEGO Horizon Adventures. Mesmo assim, o número de assinantes do PlayStation Plus caiu, em grande parte devido à insatisfação com a seleção de jogos oferecidos.

O último State of Play gerou discussões, com muitos fãs achando que a apresentação foi muito inferior em comparação às edições anteriores.

Resta saber se a PlayStation Studios conseguirá reverter essa percepção com novos lançamentos de peso, ou se continuará focando na adaptação de exclusivos para PC, como fez recentemente com Ghost of Tsushima.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.