Desde o lançamento do PlayStation 5 e do Xbox Series X|S, muitos jogadores têm a sensação de que essa nova geração nunca começou de fato.
Isso acontece porque esses consoles ainda convivem com seus antecessores, o PS4 e o Xbox One, num período de transição que está sendo o mais longo até hoje. Mas tudo indica que isso deve mudar em breve.
Um relatório recente do site GamesIndustry revelou que a HoYoverse, empresa responsável pelo sucesso de Genshin Impact, já decidiu encerrar o suporte ao PS4. E não será só ela.
Outros estúdios que trabalham com jogos online e de serviço contínuo também estão avaliando a possibilidade de parar de lançar atualizações para o PS4.
A razão principal é técnica, já que a capacidade do PS4 limita o que esses jogos podem oferecer, além do fato de que a base de jogadores no PS5 e Xbox Series X|S já está grande o suficiente para justificar focar só nesses consoles mais recentes.
Para se ter uma ideia, a Sony já vendeu mais de 80 milhões de unidades do PS5. Com esse número, faz sentido que os desenvolvedores comecem a deixar a geração anterior para trás.
Porém, esse "fim da transição" pode durar pouco tempo. Circulam rumores fortes de que a Sony e a Microsoft estão preparando seus próximos consoles, o PlayStation 6 e o Xbox Next, para sair nos próximos anos.
Diz a especulação que a Sony vai apostar em um console com resolução 4K rodando a 120 FPS, mantendo o preço acessível. Já a Microsoft pode usar a tecnologia Magnus APU para lançar uma linha mais flexível de dispositivos, que deve competir mais com PCs gamers do que com consoles tradicionais.
Com tudo isso, o futuro dos videogames deve mudar bastante. A ideia de gerações de consoles, como conhecemos hoje, pode acabar perdendo espaço para novos formatos e formas de jogar.