O RARBG, um dos maiores e mais emblemáticos rastreadores de torrents piratas do mundo, anunciou o encerramento de suas operações após 15 anos de atividade na internet, de acordo com um relatório do TorrentFreak.
Os responsáveis pelo site postaram uma mensagem de despedida em sua página inicial ontem (31), se despedindo de milhões de visitantes mensais de todo o mundo.
A equipe mencionou várias razões para o encerramento, incluindo a perda de alguns funcionários devido à COVID-19 ou complicações relacionadas à doença, o aumento dos custos operacionais, dificuldades financeiras e o conflito entre Rússia e Ucrânia, afirmando que alguns membros estão envolvidos em ambos os lados.
A declaração completa divulgada pelo site é a seguinte:
Olá pessoal,
Gostaríamos de informar que decidimos encerrar nosso site.
Os últimos 2 anos foram muito difíceis para nós algumas pessoas da nossa equipe morreram devido a complicações da covid,
outras ainda sofrem os efeitos colaterais disso sem poder trabalhar de jeito nenhum.
Alguns também estão lutando na guerra na Europa EM AMBOS OS LADOS.
Além disso, o aumento do preço da energia nos data centers na Europa nos afetou bastante.
A inflação torna nossas despesas diárias impossíveis de suportar.
Portanto, não podemos mais administrar este site sem despesas enormes que não podemos mais cobrir do próprio bolso.
Depois de uma votação unânime, decidimos que não podemos mais fazer isso.
Lamentamos 🙁
Tchau
Outros domínios que costumavam redirecionar para o RARBG também estão exibindo a mesma mensagem, indicando que o encerramento foi planejado há algum tempo.
Sobre o RARBG
Fundado em 2008, o RARBG foi originalmente concebido como um rastreador BitTorrent búlgaro e, posteriormente, expandiu sua atuação para o público internacional, especializando-se em lançamentos de alta qualidade em inglês.
O site foi criado com o propósito de disponibilizar para download novos lançamentos de filmes, músicas, séries, jogos e programas de TV.
Devido a questões legais, principalmente relacionadas à violação de direitos autorais, o RARBG foi bloqueado em vários países por seus respectivos governos, incluindo Austrália, Reino Unido, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Canadá, Índia e outros.
O site de torrents foi bloqueado pela primeira vez em 2008 devido a violações de direitos autorais. Isso levou os usuários a recorrerem ao uso de VPNs e Proxies do RARBG para acessar o site.
- Leia também: Filmes mais pirateados da semana via torrent (16/12)
Em 2017, o Google também o removeu dos resultados de pesquisa após uma polêmica em que links para sites de torrents eram exibidos nos resultados do "carrossel" na página de buscas.
Além disso, em 2019, o site foi descrito como um "mercado notório" pelo representante comercial dos Estados Unidos. Posteriormente, em 2020, o site entrou na mira da aplicação da lei búlgara.
De acordo com a ferramenta de análise de sites Similarweb, o RARBG.to recebeu mais de 40 milhões de visitantes em abril de 2023. O encerramento repentino do RARBG pegou milhões de usuários de surpresa.
Com o fechamento, é provável que surjam muitos sites semelhantes ao RARBG lutando para ocupar seu lugar. Infelizmente o RARBG original sairá fora do ar em breve. R.I.P.
Via: TorrentFreak