Samsung revela chipset Exynos W1000, seu primeiro chip de 3nm

Imagem de: Samsung revela chipset Exynos W1000, seu primeiro chip de 3nm

A Samsung acaba de lançar o Exynos W1000, seu primeiro processador de 3nm, que alimentará a linha de smartwatches da marca, incluindo o Galaxy Watch 7 e Galaxy Watch Ultra, que devem ser apresentados na próxima semana.

Com a promessa de desempenho ainda melhor, o chip visa melhorar a saúde, o condicionamento físico e a produtividade dos usuários.

A produção de 3nm da Samsung começou há dois anos, mas o Exynos W1000 é o primeiro chip móvel a ser fabricado com a segunda geração do processo GAA (Gate-All-Around) de 3nm, o mais avançado da empresa.

Esse novo chip é uma grande atualização em relação ao Exynos W930 de 5nm, que alimenta a série Galaxy Watch 6. Ele também supera o Exynos W920, encontrado nos Galaxy Watch 4 e Watch 5, oferecendo uma CPU mais rápida.

O Exynos W1000 possui um design penta-core (cinco núcleos de CPU), com um núcleo principal ARM Cortex-A78 rodando a 1,6 GHz e quatro núcleos de eficiência Cortex-A55 a 1,5 GHz.

Essa configuração proporciona um aumento de 3,4 vezes no desempenho de núcleo único e 3,7 vezes no desempenho de múltiplos núcleos em comparação com a geração anterior.

Na prática, isso significa que os aplicativos abrirão até 2,7 vezes mais rápido e a troca entre aplicativos será muito mais suave.

Além disso, graças à tecnologia FOPLP (Fan-Out Panel-Level Packaging) e ao processo de 3nm, o Exynos W1000 é extremamente compacto e eficiente em termos de energia.

Isso não só melhora a duração da bateria, mas também permite que a Samsung utilize o espaço que sobra para adicionar uma bateria maior aos relógios.

O Exynos W1000 também inclui um mecanismo de exibição sempre ativa (AOD) 2.5D, oferecendo uma experiência AOD mais refinada sem comprometer a vida útil da bateria.

Apesar das melhorias no CPU, o chip mantém a GPU Mali-G68 MP2, que é capaz de lidar com telas qHD de até 640x640 pixels ou 960x540 pixels.

Além disso, suporta até 32 GB de armazenamento eMMC, memória LPDDR5, e sistemas de posicionamento GPS, GLONASS, Beidou e Galileo. No entanto, o modem integrado ainda não suporta 5G.

Os Galaxy Watch 7 e Watch Ultra, equipados com o Exynos W1000, devem ser lançados no evento Galaxy Unpacked, que ocorrerá na próxima semana, em 10 de julho, em Paris, França.