Desde que o Windows 11 foi anunciado, ele vem deixando muitos usuários intrigados. Agora, uma descoberta que pegou muita gente de surpresa foi a exclusão do aplicativo Skype, na nova atualização.
Durante o anúncio feito pela Microsoft, duas pequenas mudanças chamaram a atenção do público que estava acompanhando esse lançamento.
A primeira delas é o crescimento positivo obtido pelo Microsoft Teams. Trata-se de um aplicativo para realizar vídeo chamada, que conseguiu conquistar um bom público durante a pandemia.
Devido a tal desempenho, a empresa decidiu integrar tal aplicativo em sua nova versão, que chegará aos computadores no decorrer dos próximos anos.
Segundo os especialistas, essa é uma nova era para a empresa. Portanto, inovar é preciso e enterrar aquilo que não gera tantos frutos, também.
Skype: O fim do rei das chamadas de vídeo
Não é de hoje que esse reinado está chegando ao fim. Afinal, nada acontece de uma hora para outra. Assim, o aplicativo já adentrava o mundo do esquecimento, dia após dia.
Há 10 anos atrás, a Microsoft adquiriu o Skype por um valor de US $ 8,5 bilhões, quando esse estava no auge de sua fama.
Naquela época, o aplicativo já havia sido baixado mais de 1 bilhão de vezes e possui uma centena de usuários. De início, a projeção era criar algo que funcionasse em tempo real.
Bom, essa visão funcionou durante os primeiros anos após a aquisição. O Skype logo estava equipando todos os novos computadores e o número de usuários só crescia.
Mas, como não existe nenhuma tecnologia sem falhas, os defeitos logo começaram a repercutir nos fóruns por toda a internet. A gama de reclamações apontavam tanto o desempenho quanto o design do aplicativo.
Em contrapartida, em paralelo com a queda do rei das chamadas de aplicativos, outros estavam em plena ascensão, como por exemplo, o Messenger e o WhatsApp.
Como ambos possuíam a função de vídeo chamada, porque manter ativo um outro aplicativo? Foi a partir desse momento, em que o Skype começou a perder o seu reinado.
Por que o Zoom e o Microsoft Teams cresceram tanto na pandemia?
No ano de 2003, o Skype recebeu a sua primeira atualização. E assim como os demais aplicativos, ano após ano era empregado novos recursos, de forma que viesse atrair mais público.
No entanto, isso não ocorreu! Com a chegada da pandemia, as pessoas foram obrigadas a passarem seus dias em casa e podendo matar a saudade de quem estava longe somente através de vídeo chamada.
Mesmo com essa oportunidade, o Skype conseguiu crescer seus números em cerca de 70%, mas nem isso o fez ultrapassar os seus concorrentes.
O próprio Microsoft Teams e o Zoom conseguiram suprir as necessidades para quem procurava por algo básico, rápido e descomplicado.
Com o crescimento em massa do Teams, não restou outra opção para a empresa que não fosse o tornar padrão em seus novos computadores.
Dessa forma, a empresa passará a investir mais recursos e tecnologia necessária para que o Teams se torne reconhecido e atinja o primeiro lugar em sua categoria.
Infelizmente, para quem viveu na década passada, sabe a importância do Skype e o quanto ele foi útil.
Via: BBC