Saiba porque o Python não é a linguagem de programação do futuro

Imagem de: Saiba porque o Python não é a linguagem de programação do futuro

De favorito até o esquecimento de seus usuários. Lentidão em seu sistema, fará o Python perder o seu pódio para a concorrência.

Para quem está pensando em entrar no mundo da programação, já deve ter percebido que o Python é uma das linguagens mais utilizadas no momento. No entanto, isso está prestes a mudar!

Lançado desde a década de 90, esse software conquistou o público somente em 2010, e de lá para cá, os números de usuários só aumentaram. Sua popularidade foi tanta, que ultrapassou o JavaScript e C.

Mas, devido à lentidão e outras falhas que estão acompanhando o sistema atualmente, o público está ficando cada vez mais irritado, e dando oportunidade para a concorrência. Porém, existe uma data específica para que essa linguagem venha deixar de existir?

Qual a popularidade do Python no Stack Overflow?

Se você gosta de programação ou é um mero iniciante, em suas pesquisas, com certeza já deve ter ouvido falar sobre o site americano Stack Overflow.

Nele, é possível verificar qual software está sendo o mais comentado do momento, através de perguntas e respostas entre os usuários.

Para fazer esse levantamento, o ponto inicial é a quantidade de tags que cada programa possui na plataforma. Portanto, quando um programador quer tirar dúvidas ou compartilhar algo, basta publicar sua pergunta no site, utilizando a tag.

Mesmo após 30 anos de seu lançamento, o Python é a linguagem mais fácil de se usar. Na internet, existem inúmeros tutoriais explicando desde a sua instalação, até os comandos mais básicos.

Dessa forma, qualquer dúvida que um iniciante venha a ter, será sanada em questão de segundos, graças a extensa comunidade e suas dicas espalhadas na internet.

Quais são as desvantagens do Python?

Devido a sua idade, essa linguagem de programação está um tanto quanto ultrapassada. Cada vez mais, é possível ler comentários acerca de falhas no sistema, que estão fazendo os usuários migrarem para a concorrência.

Mesmo com toda a tecnologia disponível atualmente, parece que o software ficou preso no passado e as falhas estão cada vez mais presentes.

Escopo

As demais linguagens de programação, optaram por usar um escopo estático, para facilitar a vida seus usuários. No entanto, o software de programação mais famoso do mundo, ainda está atrás de seus concorrentes, por ainda oferecer um escopo dinâmico.

Em resumo, o escopo dinâmico necessita que o programador teste a expressão e bloco criado, sucessivas vezes e de diferentes maneiras, para que seja encontrado algum erro.

Mas, essa quantidade de testes pode acabar sendo trabalhosa e entediante. A empresa até tentou seguir a concorrência, mas seu sistema estático ficou uma bagunça e optaram por voltar ao escopo dinâmico novamente.

Velocidade

Aplicativos lentos é um dos principais fatores que fazem os usuários migrarem para outro programa. Afinal, ninguém quer esperar minutos para executar uma simples tarefa.

Esse é a principal desvantagem em usar esse software: o tempo de espera. Ao comparar com as demais linguagens, o Python demora quase 10x mais tempo que os outros, para concluir uma simples tarefa.

Um dos motivos para que essa linguagem demore incontáveis segundos, deve-se ao fato de que cada tarefa é executada uma por vez.

Afinal, o programa precisa verificar se tudo o que foi produzido até o momento, realmente está funcionando corretamente.

Mesmo com essas falhas presentes, o Python ainda deve durar uma década no topo desse mercado. Mas, seus dias após esse período, estarão contados.

Via: The Next Web, Towards Data Science