O próximo jogo da franquia Resident Evil, chamado Resident Evil Requiem, não vai deixar a geração passada de consoles de fora. Além disso, tudo indica que ele também deve pintar no tão comentado Nintendo Switch 2.
A informação vem de Dusk Golem, um insider conhecido por vazar detalhes da Capcom. Segundo ele, o Resident Evil 9 (nome interno da nova entrada da série) deve ser lançado no começo do ano que vem e terá versões para PlayStation 4 e para o novo console da Nintendo.
O que ainda não se sabe é se essas versões vão sair ao mesmo tempo que as edições de PC, PS5 e Xbox Series X|S, ou se vão demorar um pouco mais para chegar. Outro detalhe importante é que essas edições podem ser diferentes das versões de nova geração.
Isso porque a Capcom deve usar técnicas distintas para que o jogo rode bem no hardware mais antigo, o que faz bastante sentido para manter a experiência estável.
Dusk Golem também comentou sobre os aspectos técnicos de Resident Evil Requiem. Segundo ele, a expectativa é que o game venha bem otimizado e com bastante polimento, seguindo a linha do elogiado Resident Evil 4 Remake.
(1/3) I won't be at around the bush, Resident Evil Requiem should be releasing in PlayStation 4 & Nintendo Switch 2, seems this was kinda' known behind the scenes & in the grapevine. I'm not the first person to say this publicly actually, just corroborating. Talked about it with
— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) September 2, 2025
Ao que tudo indica, o projeto conta com apoio de equipes que já trabalharam em outros títulos da franquia, principalmente no PC, o que ajuda na parte de desempenho. Outro ponto positivo é que o jogo não vai ter mundo aberto, diferente de títulos como Monster Hunter Wilds.
Isso significa que o RE Engine, motor gráfico da Capcom, deve entregar uma performance mais estável e sem os problemas que vimos recentemente em alguns lançamentos como Dragon's Dogma 2.
RE4R over Wilds for certain. Resident Evil Requiem I think is helped the team behind RE games have a lot of PC experience, don't need a full open world, & I think they took time to focus on optimizing & polishing the game, alongside reworking a few areas. https://t.co/KewUKQEf2T
— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) September 3, 2025
Além do novo capítulo da série, também foi citado que o remake de Resident Evil 0 está em desenvolvimento. Inicialmente, ele já deveria ter sido lançado, mas passou por atrasos internos.
No ano passado, o projeto foi reiniciado do zero e mudou de equipe de desenvolvimento, algo parecido com o que aconteceu no Resident Evil 4 Remake.
Por isso, ainda pode levar um tempo até vermos novidades concretas sobre ele. A decisão de manter jogos chegando também ao PS4 não é por acaso.
(1/2) Originally, Zero Remake & Resident Evil Requiem were meant to be out by now. But both received internal delays, Zero received a form of reboot & changed hands in who's working on it late last year.
Keep in mind various scopes of reboots are common in this series, not https://t.co/oFfWwEMyrc
— AestheticGamer aka Dusk Golem (@AestheticGamer1) September 3, 2025
A Capcom acredita que o preço alto dos consoles da nova geração ainda atrapalha as vendas, então lançar versões para plataformas mais antigas é uma forma de não perder público.
Pelo que foi mostrado até agora, inclusive em eventos como a Gamescom, o jogo não parece ter sofrido grandes cortes por ser cross-gen, o que é uma boa notícia para quem teme que o PS4 segure o potencial das versões de nova geração.