Queda da Bolsa de Tóquio atinge as principais empresas de jogos e tecnologia

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A Bolsa de Valores de Tóquio sofreu uma queda expressiva, fazendo com que as principais empresas de jogos japonesas perdessem valor de mercado, como Nintendo, Sega, Capcom e Square Enix.

Nos últimos três dias, o mercado vem despencando, e em 5 de agosto de 2024, houve uma queda de 4.451,28 ienes, a maior desde a quebra de 1987.

Entre as empresas afetadas, a CAVE foi a que mais sofreu, com uma queda de 23% nas ações, seguida pela Capcom com uma queda de 16%. A Square Enix teve a menor queda, de 5%, segundo dados compartilhados no X.

A Nintendo, queridinha dos jogos clássicos Mario e Zelda, também viu suas ações caírem por três dias consecutivos, atingindo uma nova baixa anual.

Esta queda veio logo após a empresa divulgar seu relatório financeiro do primeiro trimestre do ano fiscal de 2025, que revelou uma redução de 46% nas vendas e uma redução de 70% nos lucros operacionais.

A Capcom, apesar de ter previsões otimistas para o ano fiscal, também atingiu o limite de queda permitido em um único dia de negociação.

Queda da Bolsa de Tóquio também afetou gigantes da tecnologia

A queda da Bolsa de Tóquio não afetou apenas as empresas de jogos. Grandes empresas de tecnologia como NVIDIA, Apple e Microsoft também foram impactadas.

Vários fatores contribuíram para essa crise, incluindo preocupações com a economia dos EUA e a rápida valorização do iene em relação ao dólar.

Na tentativa de parar isso, o Banco do Japão decidiu aumentar a taxa de juros de 0,1% para 0,25%, o que fortaleceu o iene.

Ainda não está claro se o mercado continuará a cair ou se recuperará gradualmente, mas esse evento mostra a volatilidade do mercado de ações para investidores.

Com a queda das ações da Nintendo, alguns investidores veem uma oportunidade de compra, na esperança de lucrar quando os preços voltarem ao normal.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.