Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy XVI e diretor de Final Fantasy XIV, recentemente compartilhou sua visão sobre o futuro da exclusividade em plataformas de jogos.
Durante uma entrevista para o site japonês 4Gamer, ele comentou sobre como a exclusividade para uma única plataforma parece cada vez menos viável.
A conversa ocorreu ao lado do criador da série, Hironobu Sakaguchi, durante a promoção de FANTASIAN Neo Dimension, jogo que chegará a várias plataformas, deixando o modelo de exclusividade do Apple Arcade.
Yoshida disse que o PC se tornou uma das maiores plataformas para jogos devido à popularidade do streaming, enquanto dispositivos móveis ganharam espaço como plataformas acessíveis e atraem as gerações mais novas.
Essa combinação levou Yoshida a crer que desenvolver jogos que possam rodar em múltiplos dispositivos é a chave para alcançar um público muito mais amplo.
"Na minha opinião, a ideia de uma plataforma exclusiva está desaparecendo completamente", disse ele.
Essa percepção de que os jogos exclusivos vão acabar não chega a ser uma novidade e é algo que pode ser considerado muito óbvio. Hoje em dia, a maioria dos jogos de maior sucesso são multiplataforma.
O impacto dessa visão foi sentido no próprio Final Fantasy XVI, que inicialmente foi lançado exclusivamente para PlayStation 5, com vendas limitadas devido ao alcance restrito.
Observando os resultados, a Square Enix decidiu reavaliar sua estratégia e agora busca expandir a distribuição para o Xbox e outras plataformas para que mais jogadores tenham acesso a seus títulos.
A expectativa é que essa abordagem também favoreça futuros lançamentos da empresa, atendendo tanto os fãs de PlayStation quanto de Xbox.
A estratégia de lançamento multiplataforma da Square Enix demonstra uma nova visão sobre o acesso aos jogos, indicando que a empresa prioriza tornar seus títulos mais acessíveis e integrados com as preferências do público.
Os fãs do Xbox esperam que, eventualmente, Final Fantasy XVI também chegue à sua plataforma, já que o jogo também teve seu lançamento no PC.