A Square Enix finalmente lançou o Final Fantasy XIV para os consoles Xbox no início deste ano, o que marcou o início de uma relação mais próxima do estúdio com o console da Microsoft.
Durante a Gamescom 2024, Naoki Yoshida, produtor da empresa, falou com a Eurogamer sobre a recepção da comunidade e reafirmou o compromisso da Square Enix com a plataforma da Microsoft.
Yoshida falou sobre a espera dos jogadores por essa versão e comentou sobre a recepção positiva que o jogo teve no Xbox, mencionando que as comunidades estão se formando e crescendo na plataforma.
Ele vê isso como uma grande oportunidade não só para Final Fantasy XIV, mas para a própria Square Enix fortalecer sua presença no Xbox e estreitar o relacionamento com a comunidade de jogadores da Microsoft.
Ele também abordou o desafio de lançar jogos japoneses no Xbox, mencionando a dificuldade histórica devido ao baixo número de usuários do console no Japão.
Yoshida explicou que, como desenvolvedores japoneses, é natural querer que seu próprio público jogue seus títulos, algo que se aplica a criadores de qualquer país.
No entanto, ele enfatizou que a Square Enix está mudando sua política e agora busca lançar seus jogos em várias plataformas, alcançando o maior número possível de jogadores.
Esse movimento estratégico foi impulsionado pelas vendas abaixo do esperado de exclusivos do PlayStation 5, como Final Fantasy XVI e Final Fantasy VII Rebirth.
Yoshida mencionou que, com o lançamento de Final Fantasy XIV no Xbox, a empresa está focada em ampliar sua presença na plataforma e que mais títulos da Square Enix estarão disponíveis para os jogadores de Xbox no futuro.
Veja a entrevista na íntegra:
"Os jogadores esperaram muito tempo pelo lançamento de Final Fantasy XIV para Xbox, mas estou feliz em dizer que vimos uma resposta muito forte no Xbox. Vimos comunidades começando a se estabelecer e agora elas estão crescendo. Tivemos uma resposta muito boa no Xbox. Com Final Fantasy XIV como uma oportunidade, podemos aproveitar esta oportunidade para fortalecer a comunidade no Xbox em direção à franquia Final Fantasy. Acho que é aqui que teríamos mais comunicação e trabalho para estabelecer a comunidade daqui para frente. E isso é importante, não para Final Fantasy XIV, mas, eu diria, para a Square Enix. Com o lançamento de Final Fantasy XIV no Xbox, Phil Spencer gastou muito do seu tempo e muito esforço e colocou muito trabalho duro para torná-lo uma realidade. Então, gostaríamos de aproveitar ao máximo isso e aprofundar ainda mais o relacionamento com os jogadores do Xbox daqui para frente. Quero que você tome isso apenas como um argumento geral, mas quando se trata da plataforma Xbox e do fato de que era difícil para títulos japoneses serem lançados na plataforma, isso está ligado ao fato de que no mercado japonês há um número extremamente baixo de usuários no Xbox. E naturalmente, como somos desenvolvedores japoneses, temos o desejo de que muitas pessoas em nosso país joguem nossos jogos. Acho que isso se aplica a desenvolvedores em qualquer país, não importa de onde venham, eles querem que muitas pessoas de seu próprio país joguem seus jogos. Por causa disso, é realmente um ponto difícil em termos de um ponto de vista comercial. Acho que essa é geralmente uma perspectiva de como você pode olhar as coisas em termos da situação. No entanto, na Square Enix, estamos mudando nossa política. Então agora estamos caminhando para a política de lançar nossos jogos em uma base multiplataforma, e realmente queremos que o máximo de jogadores possível jogue nossos títulos. Então, com Final Fantasy XIV como ponto de partida, queremos lançar mais jogos da Square Enix no Xbox, e haverá mais títulos nossos lançados no Xbox. Então, espero que os jogadores fiquem ansiosos pelas coisas futuras que virão na plataforma."