Os preços das memórias DDR5 estão em alta, subindo até 20% em todo o mundo, de acordo com informações divulgadas recentemente pela indústria.
Esta elevação de preço é resultado dos cortes na produção feitos pelos fabricantes de memória, impactando os principais mercados.
Para quem está pensando em fazer um upgrade na memória, este é o momento ideal, pois é esperado que os preços da RAM DDR5 continuem aumentando nos próximos meses.
A indústria de memória vive um período delicado, após vários trimestres financeiros negativos. A situação atual depende da colaboração entre fabricantes e consumidores para encontrar soluções.
Diversos fatores contribuíram para as perdas de receitas, incluindo um prolongado excesso de oferta, elevados níveis de estoque e falta de interesse dos consumidores.
Líderes da indústria, como Samsung, Micron e SK Hynix, responderam a esses resultados negativos reduzindo drasticamente a produção para equilibrar o mercado.
Essa medida resultou em aumentos significativos nos preços da memória, com DDR5 subindo entre 15-20%, DDR4 entre 10-15% e DDR3 em 10%.
A indústria de memória está em transição, com consumidores migrando de DDR4 para DDR5 como padrão principal. A demanda nos mercados de servidores também está em alta, impulsionada pela inteligência artificial.
Com a adoção crescente de padrões de próxima geração, como DDR5 e LPDDR5, os próximos trimestres podem trazer uma melhoria na receita e no equilíbrio entre oferta e demanda. Ainda não está claro quão severo será o impacto do aumento recente nos preços no mercado de RAM.
No entanto, os consumidores devem se preparar para custos mais elevados ao optar por DDR5 no futuro, pelo menos por um período, até que o mercado de memória se estabilize. Se planeja a atualização para a próxima geração, considerar essa mudança agora pode ser vantajoso.