PlayStation 6 e Xbox da próxima geração terão avanços em ray tracing, mas ainda terá limitações

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O PlayStation 6 e os consoles Xbox da próxima geração vão chegar com uma série de melhorias tecnológicas para turbinar o desempenho do ray tracing, a técnica que deixa os jogos mais realistas com reflexos e iluminação avançada.

Mas, apesar de todo esse avanço, ainda estamos a décadas de conseguir usar ray tracing sem qualquer compromisso. Um usuário atento de tecnologia, LeviathanGamer, comentou sobre a tecnologia RTX Hair da NVIDIA no X e listou várias inovações que poderiam melhorar muito o desempenho do ray tracing.

Entre elas estão cálculos rápidos de matrizes, testes de interseção duplicados, cache unificado, hardware dedicado para gerenciamento de pilha e travessia, hardware para ordenação coerente e decompressão de geometria em três coordenadas.

Segundo Kepler L2, um conhecido vazador de informações da AMD, a próxima arquitetura de GPU da AMD que vai equipar o PlayStation 6 e o Xbox de nova geração terá todas essas tecnologias — e ainda mais.

Isso significa que os consoles devem ter um desempenho de ray tracing muito melhor do que o que vemos hoje. Mesmo com tudo isso, Kepler L2 alerta que rodar ray tracing sem qualquer tipo de limitação ainda é algo que vai demorar cerca de duas décadas para acontecer.

Ou seja, apesar dos avanços, ainda teremos que lidar com ajustes e compromissos nos gráficos por bastante tempo. A Sony parece estar apostando pesado em melhorar o ray tracing no PlayStation 6.

O novo console deve oferecer de cinco a dez vezes mais desempenho em ray tracing em comparação com a base da geração atual. Já a performance em rasterização, que é a técnica tradicional de renderização de jogos, deve melhorar apenas de duas a três vezes.

Pode parecer pouco, mas será suficiente para rodar jogos em 4K a 120 FPS, mantendo o custo do console o mais acessível possível — embora ainda seja incerto qual será o preço final na estreia, principalmente com a inflação e os aumentos nos preços de videogames em geral.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.