PlayStation 6 e Xbox da próxima geração terão avanços em ray tracing, mas ainda terá limitações

Imagem de: PlayStation 6 e Xbox da próxima geração terão avanços em ray tracing, mas ainda terá limitações

O PlayStation 6 e os consoles Xbox da próxima geração vão chegar com uma série de melhorias tecnológicas para turbinar o desempenho do ray tracing, a técnica que deixa os jogos mais realistas com reflexos e iluminação avançada.

Mas, apesar de todo esse avanço, ainda estamos a décadas de conseguir usar ray tracing sem qualquer compromisso. Um usuário atento de tecnologia, LeviathanGamer, comentou sobre a tecnologia RTX Hair da NVIDIA no X e listou várias inovações que poderiam melhorar muito o desempenho do ray tracing.

Entre elas estão cálculos rápidos de matrizes, testes de interseção duplicados, cache unificado, hardware dedicado para gerenciamento de pilha e travessia, hardware para ordenação coerente e decompressão de geometria em três coordenadas.

Segundo Kepler L2, um conhecido vazador de informações da AMD, a próxima arquitetura de GPU da AMD que vai equipar o PlayStation 6 e o Xbox de nova geração terá todas essas tecnologias — e ainda mais.

Isso significa que os consoles devem ter um desempenho de ray tracing muito melhor do que o que vemos hoje. Mesmo com tudo isso, Kepler L2 alerta que rodar ray tracing sem qualquer tipo de limitação ainda é algo que vai demorar cerca de duas décadas para acontecer.

Ou seja, apesar dos avanços, ainda teremos que lidar com ajustes e compromissos nos gráficos por bastante tempo. A Sony parece estar apostando pesado em melhorar o ray tracing no PlayStation 6.

O novo console deve oferecer de cinco a dez vezes mais desempenho em ray tracing em comparação com a base da geração atual. Já a performance em rasterização, que é a técnica tradicional de renderização de jogos, deve melhorar apenas de duas a três vezes.

Pode parecer pouco, mas será suficiente para rodar jogos em 4K a 120 FPS, mantendo o custo do console o mais acessível possível — embora ainda seja incerto qual será o preço final na estreia, principalmente com a inflação e os aumentos nos preços de videogames em geral.