PlayStation 5 enfrenta problemas para emular jogos de PS2

Imagem de: PlayStation 5 enfrenta problemas para emular jogos de PS2

Recentemente, a Sony lançou uma nova leva de jogos de PS2 para serem jogados no PS5 através de um emulador. Agora, os fãs esperam jogar títulos do PS3 no PS5.

Porém, a qualidade da emulação deixou a desejar, levantando preocupações sobre a futura compatibilidade com jogos do PlayStation 3.

Os especialistas da Digital Foundry, conhecidos por suas análises aprofundadas em tecnologia de jogos, examinaram os primeiros jogos de PS2 disponíveis para o PS5.

Jogos como Tomb Raider: Legend e Sly Cooper foram os escolhidos para essa análise. Infelizmente, a emulação não correspondeu às expectativas.

Em Tomb Raider: Legend, por exemplo, a imagem aparece borrada, não devido à baixa resolução, mas a forma como o console realiza o tratamento da imagem.

O resultado são imagens com uma qualidade muito inferior, apesar de haver um leve aumento na resolução em comparação com a versão original rodando no PS2.

Além disso, os modos visuais disponíveis, como filtros CRT, falham em recriar a sensação autêntica dos antigos televisores. Veja no vídeo abaixo.

PlayStation 5 pode enfrentar maiores problemas na emulação com jogos de PS3

Os problemas de emulação não se limitam apenas à qualidade da imagem. Há também questões relacionadas ao desempenho e à sensação geral dos jogos.

A emulação do PS2 no PS4 já apresentava muitas falhas, e a situação no PS5 não parece diferente. Opções como upscalers e emuladores possui uma qualidade de imagem muito superior.

A incapacidade da Sony em garantir uma emulação de qualidade para jogos de PS2 está levantando dúvidas sobre a possibilidade de compatibilidade com jogos do PS3.

O PlayStation 3 é conhecido por sua complexa arquitetura, tornando sua emulação um desafio ainda maior. Se a Sony não consegue acertar com jogos de PS2, não será diferente com a emulação de jogos de PS3 no futuro.

Romário Leite
Fundador do TecFoco. Atua na área de tecnologia há mais de 10 anos, com rotina constante de criação de conteúdo, análise técnica e desenvolvimento de código. Tem ampla experiência com linguagens de programação, sistemas e jogos. Estudou nas universidades UNIPÊ e FIS, tendo passagem também pela UFPB e UEPB. Hoje, usa todo seu conhecimento e experiência para produzir conteúdo focado em tecnologia.