Nos últimos anos, o Google vem trabalhando para melhorar a linha Pixel e consolidar sua posição no competitivo mercado de smartphones, ainda dominado por marcas como Apple e Samsung.
Apesar de tradicionalmente ter uma menor fatia desse mercado, a empresa parece estar ganhando tração com o Pixel 9 Pro XL, que trouxe avanços em hardware e IA, uma estratégia que, segundo novos dados, está tendo efeito.
De acordo com um relatório recente da Counterpoint Research, o Pixel 9 Pro XL alcançou o top 10 de vendas entre os smartphones premium (segmento de R$ 4.500 ou mais) no terceiro trimestre de 2024 nos Estados Unidos.
Esse avanço pode ser atribuído a um conjunto de fatores, como a antecipação do lançamento da série Pixel 9 em relação à linha anterior e o uso de IA para otimizar a experiência do usuário.
Além disso, o preço competitivo contribuiu para que mais consumidores passassem a considerar os telefones da Google como uma alternativa as opções de marcas mais tradicionais no mercado.
Com apenas 4% de participação de mercado nos envios totais, a Google registrou um aumento de 20% no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionado pela distribuição do Pixel 9.
O lançamento mais cedo deu a linha mais visibilidade para consolidar seu espaço no mercado premium ao longo do trimestre.
Isso colou o Pixel 9 Pro XL em uma vantagem que o ajudou na retomada da marca no ranking dos mais vendidos, algo que não se repetia desde a série Pixel 8.
Em comparação com a linha anterior, o Pixel 9 Pro XL faz parte de uma estratégia de lançamento mais abrangente, trazendo variações que incluem modelos adicionais, como o Pixel 9 Pro Fold.
Isso aumentou o alcance da série e diversifica as opções para o consumidor final. Essa evolução estabeleceu uma identidade robusta para o Google no mercado de smartphones premium.
A Apple manteve a liderança com 54% de participação nas remessas de celulares nos EUA, mas teve alguns problemas de crescimento durante o trimestre, enquanto a Samsung viu uma queda de 13% nas vendas.
Esse cenário de menor crescimento entre as gigantes, aliado ao lançamento estratégico do Pixel 9, contribuiu para a conquista de uma posição melhor pela Google, que agora se posiciona como um concorrente de peso no segmento de smartphones de alta tecnologia.
Com a crescente popularidade dos dispositivos orientados por IA e o investimento do Google em sua linha Pixel, é provável que a marca continue fortalecendo sua presença no mercado.