Phil Schiller, ex-vice-presidente de Marketing Mundial da Apple, apesar de ter transitado de seu papel executivo sênior para um "Apple Fellow", uma posição honorária, mantém uma influência tremenda na empresa.
Segundo o The Wall Street Journal, Schiller estaria trabalhando 80 horas por semana, tornando-se um escudo para a App Store e protegendo-a a todo momento de ameaças externas, como vigilantes antitruste e outras entidades.
Schiller está servindo como o "advogado mais proeminente" para a App Store da Apple. Seja críticas da imprensa, desenvolvedores, funcionários do governo, concorrentes ou qualquer outra pessoa, Phil Schiller se coloca no caminho de quaisquer alterações que possam estar chegando à App Store.
Apesar de ser um Apple Fellow desde 2020, provavelmente significando que Schiller eventualmente se aposentaria da gigante da tecnologia após uma carreira ilustre, o ex-executivo dedica uma parte significativa de seu tempo à plataforma de software da Apple.
Segundo pessoas próximas a Schiller, ele tem três hobbies principais: carros, esportes e Apple. Em alguns assuntos relacionados à App Store, o CEO da Apple, Tim Cook, supostamente os delega a Schiller, pois ele é considerado o defensor mais proeminente.
Schiller também teve um papel essencial em convencer Steve Jobs a adicionar aplicativos de terceiros ao iPhone e lançar a App Store em 2008. Sob sua supervisão, Schiller continua acreditando que a revisão humana é uma parte integral da App Store.
O ex-chefe de revisões, Phillip Shoemaker, criticou Schiller por sua postura, acreditando que as melhorias nunca se materializarão se ele permanecer no comando, Schiller é um dos motivos pelos quais a plataforma acabou sendo uma grande contribuidora para a receita anual da Apple.