Pesquisadores de marketing da Universidade de Amsterdã e da Universidade Ferdowsi de Mashhad identificaram uma combinação de características que fazem as pessoas "curtir" posts do Instagram.
Trabalhos anteriores descobriram que há dois aspectos de uma imagem aos quais as pessoas respondem: complexidade de recursos e complexidade de design.
Essencialmente, a complexidade do recurso refere-se a características fundamentais, como cor e brilho, já a complexidade de design refere-se às coisas reais encontradas em uma imagem e como elas são organizadas.
Para iniciar a análise de como as pessoas respondem à complexidade da imagem, os pesquisadores identificaram seis medidas que podem ser usadas para avaliar vários aspectos como:
- Distribuição de cor na imagem;
- Distribuição de luminância na imagem;
- Número de arestas dentro da imagem;
- Número de objetos na imagem;
- Regularidade de objetos, que é determinada pelo fato de os objetos compartilharem uma orientação e a extensão em que eles se sobrepõem;
- E por fim, o quão simétrica estão os objetos.
Os pesquisadores desenvolveram um programa de computador para escanear imagens e gerar automaticamente pontuações para cada uma das seis medidas.
Além disso, eles realizaram um experimento de validação para garantir que o programa de avaliação de imagens fosse consistente com a forma como os humanos percebem a complexidade das imagens.
Após isso, eles criaram um modelo para determinar qual combinação de medidas estava mais intimamente associada à geração de "curtidas" no Instagram.
Para concluir o estudo, os pesquisadores alimentaram o modelo com 147.963 imagens do Instagram e dados relacionados, além de considerar algumas variáveis como o número de seguidores que um perfil do Instagram possui.
"Descobrimos que todas as seis medidas são importantes, mas havia padrões específicos nos quais as imagens geravam o feedback mais positivo", disse William Rand, coautor de um artigo sobre o trabalho e professor associado de marketing da North Carolina State University.
Quando se trata de complexidade de recursos, os pesquisadores descobriram que há um ponto ideal bem no meio. Os consumidores preferiram imagens com alguma diversidade de luz e cor, mas nem demais nem de menos.
O oposto é verdadeiro para a complexidade do projeto. As pessoas preferiam imagens muito simples ou muito complexas.
"Em termos práticos, descobrimos que você poderia melhorar o número de curtidas de qualquer imagem em cerca de 3% se aplicasse o filtro apropriado para resolver problemas relacionados à complexidade dos recursos", disse Rand.
"Isso não é motivo de desprezo, principalmente porque a aplicação de um filtro leva apenas alguns segundos. Além disso, nosso modelo sugere que otimizar a complexidade de recursos e design pode melhorar o envolvimento do consumidor em cerca de 19%, depois de considerar variáveis como o número total de seguidores de uma conta", acrescentou.
"Estamos cada vez mais capazes de determinar se as imagens incluídas nas mensagens de mídia social provavelmente atrairão o interesse dos consumidores", disse Rand.
"Mas muitas das variáveis que sabemos que afetam o interesse público têm muito pouco a ver com as imagens em si", acrescentou.
"Por exemplo, a força de uma marca e o número de seguidores que ela tem no Instagram são os indicadores mais fortes de se os consumidores vão se envolver com uma imagem. O texto que acompanha uma imagem também é importante", disse Rand.
"Estamos divulgando isso com a ideia de que pode ser usado para informar decisões tomadas por profissionais de design no setor de marketing. Mas disponibilizamos o código bruto para o modelo. Não está em um formato amigável no momento, mas tenho certeza de que as pessoas certas com experiência em tecnologia podem usá-lo para criar uma ferramenta valiosa para o setor", concluiu Rand.
Via: NCSU