O USB Type-C é uma tecnologia bastante conhecida e utilizada há algum tempo. Em 2015, a OnePlus já adotava esse padrão, algo que, se pensarmos bem, parece bem antigo.
Em 2016, a empresa também trouxe a novidade do carregamento rápido. A Apple, por outro lado, é conhecida por adotar certas tecnologias um pouco mais tarde, e isso se reflete na mais recente série de iPhones, o iPhone 15.
Agora, a OnePlus aproveitou essa oportunidade e fez um comentário bem-humorado sobre o fato de a Apple adotar o USB Type-C somente agora, em um tweet bastante audacioso.
USB-C since 2015.
Fast charging since 2016.Just sayin' 🤫 pic.twitter.com/lUzmdcZPi0
— OnePlus Europe (@OnePlus_Europe) September 13, 2023
Essa brincadeira da OnePlus com o iPhone 15 por finalmente adotar o USB Type-C não terá grande impacto sobre a Apple. Esse tipo de troca amigável de provocações é comum na indústria de tecnologia.
Contudo, isso não muda o fato de que tanto a OnePlus quanto a Apple são gigantes no mundo dos smartphones. A Apple, com certeza, terá um alto volume de vendas, com ou sem o USB Type-C.
No final das contas, quem provoca quem não faz tanta diferença. Essas alfinetadas à Apple por parte de outras empresas não são uma novidade.
Curiosamente, raramente vemos o oposto ocorrer, e há uma razão para isso. Basta dar uma olhada nas estatísticas globais de vendas de smartphones para entender o que estou falando.
A Apple é um dos principais players da indústria de smartphones em termos de unidades vendidas, enquanto a OnePlus detém apenas 10% do mercado, compartilhando essa fatia com a Oppo. Isso ilustra claramente a situação.
Não estou dizendo que uma empresa é melhor que a outra. Apenas ressalto a importância de escolhermos nossas batalhas com sabedoria e garantir que não estejamos apenas adotando algo porque é a oposição quem o tem.
Dito isso, é inegável que a série iPhone 15 terá uma alta demanda. Mesmo que haja debates sobre se a Apple fez o suficiente para aprimorar essa nova geração de iPhones, a realidade é que os novos modelos são uma clara evolução em relação à geração anterior.
E mesmo se não fossem, quem vai impedir as pessoas de comprá-los quando estiverem disponíveis? Afinal, é praticamente certo que esses telefones da Apple se esgotarão rapidamente.