Devido ao rápido aumento no número de mineradores de criptografia, em fevereiro de 2021, o problema de escassez de GPU chega ao seu auge, podendo se estender até 2022.
Para solucionar o problema, a NVIDIA introduziu a placa de vídeo RTX 3060 limitadores de hash de criptomineração integrados.
O limitador havia sido removido acidentalmente pela própria NVIDIA algumas semanas depois. Com uma atualização recente do driver GeForce 466.27, os limitadores de criptomineração foram reintroduzidos.
O driver GeForce 466.27 forçará a placa RTX 3060 a funcionar com este limitador ativado. Cada novo modelo RTX 3060 será equipado com uma GPU GA106-302 e carregará um novo PCI Device ID de 2504.
- Leia também: NVIDIA fecha parceria bilionária com a Nokia para acelerar o 6G com ajuda da Inteligência Artificial
Os modelos com 302 GPU não funcionarão em drivers mais antigos e os novos drivers virão com limitadores de criptomineração integrados.

Qualquer um que tentar usar o driver da placa gráfica RTX 3060 em modelos mais antigos não terá sucesso e será forçado a comprar a série NVIDIA CMP HX.
Além da RTX 3060, a NVIDIA implementará em breve limitadores em outras placas de vídeo da série 30, são elas, a RTX 3060 TI, RTX 3070 e RTX 3080.
A RTX 3090 não será lançada com limitadores de criptomineração. Uma má notícia para os mineradores de criptomoedas e uma boa notícia para os gamers.
Por outro lado, a AMD está tentando chamar a atenção dos mineradores evitando os limitadores de criptomineração em suas placas de vídeo.
- Leia também: NVIDIA inicia transição para novos drivers e prepara terreno para GPUs de próxima geração
Consequentemente, qualquer pessoa interessada em comprar uma placa de vídeo para mineração pode investir nas opções da AMD.
Devido a títulos gráficos exigentes como CyberPunk 2077, Microsoft Flight Simulator e muitos outros, os gamers estão sempre à procura de placas de vídeo mais recentes.
Via: Techworm








