A NASA planeja criar um ambiente sustentável para a presença humana na superfície lunar até 2024 e escolheu a Nokia como parceira para o seu mais novo projeto com o objetivo de construir a primeira rede de celular LTE / 4G na Lua.
De acordo com informações, a NASA está concedendo US $ 370 milhões a 14 empresas de tecnologia para o programa de pouso na lua, Artemis, que inclui robótica e novos métodos de coleta dos recursos necessários para viver na lua, como oxigênio e fontes de energia.
O programa Artemis é um programa de vôo espacial tripulado e financiado pelo governo dos EUA com o objetivo de pousar "a primeira mulher e o próximo homem" na Lua, especificamente na região do polo sul lunar até 2024.
A Nokia está recebendo uma oferta de financiamento de $ 14,1 milhões para fornecer as primeiras comunicações LTE / 4G para o programa Artemis, que estabelecerá uma presença sustentável na Lua até o final da década.
- Leia também: NASA quer levar astronautas novamente na nave Starliner da Boeing após problemas com propulsores
"Aproveitando nossa rica e bem-sucedida história em tecnologias espaciais, desde o pioneirismo na comunicação por satélite até a descoberta da radiação cósmica de fundo em microondas produzida pelo Big Bang, estamos agora construindo a primeira rede de comunicações celulares na Lua", disse Marcus Weldon, chefe de tecnologia Diretor da Nokia e presidente do Nokia Bell Labs.
As inovações pioneiras da Nokia Bell Labs serão usadas para construir e implantar a primeira solução LTE de ponta a ponta ultracompacta, de baixo consumo de energia e resistente ao espaço, que estará disponível na Lua no final de 2022.
"Redes de comunicação confiáveis, resilientes e de alta capacidade serão a chave para apoiar a presença humana sustentável na superfície lunar. Ao construir a primeira solução de rede sem fio de alto desempenho na Lua, o Nokia Bell Labs está mais uma vez plantando a bandeira do pioneirismo na inovação além dos limites convencionais", acrescentou Weldon.
A empresa também está fazendo parceria com uma empresa privada de design de espaçonaves sediada no Texas, a Intuitive Machines, para integrar esta rede inovadora em seu módulo lunar e distribuí-la na superfície lunar.
A rede se autoconfigurará após a implantação e estabelecerá o primeiro sistema de comunicações LTE na lua.
"A rede fornecerá recursos de comunicação essenciais para muitas aplicações diferentes de transmissão de dados, incluindo funções vitais de comando e controle, controle remoto de rovers lunares, navegação em tempo real e streaming de vídeo de alta definição. Essas aplicações de comunicação são vitais para a presença humana de longo prazo na superfície lunar", disse a empresa no anúncio.
A rede lunar da Nokia consiste em uma estação base LTE com funcionalidades integradas do Evolved Packet Core (EPC), equipamento de usuário LTE, antenas de RF e software de controle de operação e manutenção (O&M) de alta confiabilidade.
- Leia também: Nokia tentou fazer a primeira chamada de celular na Lua, mas deu ruim por falta de energia
A rede será especialmente projetada para suportar as duras condições de lançamento e pouso lunar e para operar nas condições extremas do espaço.
Além disso, será enviado à lua em um formato extremamente compacto para atender às restrições de tamanho, peso e energia das cargas úteis espaciais.
A Nokia disse que a rede LTE, precursora do 5G, é ideal para fornecer conectividade sem fio para qualquer atividade que os astronautas precisem realizar, permitindo recursos de comunicação por voz e vídeo, telemetria e troca de dados biométricos e implantação e controle de cargas úteis de sensores e robôs.
Fonte: Nokia