Conheça os navegadores web com AdBlock (bloqueador de anúncios) integrado, proteção contra rastreadores e sincronização com encriptação de ponta-a-ponta para usar a Internet com segurança e bloquear anúncios indesejados.
O Google lançou recentemente o novo recurso Federated Learning of Cohorts (FLoC) no Chrome para melhorar a privacidade dos usuários enquanto usam seu browser.
No entanto, a gigante das buscas que usa o Google Adsense para veicular anúncios em sites parceiros continua entregando anúncios segmentados para os anunciantes.
Essa mudança do Google, não foi bem avaliada pelos defensores da privacidade. Eles afirmam que o FLoC é a melhor alternativa para rastrear cookies de terceiros, já que não exige o consentimento dos usuários.
Segundo os especialistas em privacidade online, em vez de proteger a privacidade dos usuários, o Floc irá expor ainda mais os dados dos usuários.
De acordo com o Google, o FLoC é uma nova abordagem para a publicidade baseada em interesses que melhora a privacidade e oferece aos editores uma ferramenta para modelos de negócios de publicidade viáveis.
Ele permite que os usuários permaneçam anônimos enquanto navegam em sites e também melhora a privacidade, permitindo que os editores apresentem anúncios relevantes para grandes grupos chamados de "coortes".
Além disso, o FLoC não compartilha o histórico de navegação dos usuários com o Google ou qualquer pessoa e não cria grupos que considere confidenciais.
Embora o FLoC do Google seja aplicável apenas ao seu próprio navegador Chrome, fabricantes baseados em Chromium como Brave e Vivaldi, que usam as mesmas bases do Google Chrome, decidiram bloquear o FLoC em seus navegadores.
Por exemplo, a desenvolvedora do Brave expressou descontentamento com o FLoC e disse que se opõe ao recurso e qualquer outro projetado para compartilhar informações sobre usuários e seus interesses sem consentimento.
A empresa também removeu o FLoC da versão Nightly do Brave para desktop e do Android como medida para proteger seus usuários dos anúncios.
"Os aspectos do FLoC que afetam a privacidade nunca foram ativados nas versões do Brave; os detalhes adicionais de implementação do FLoC serão removidos de todos os lançamentos do Brave com o lançamento estável desta semana. A Brave também está desativando o FLoC em nossos sites, para proteger os usuários do Chrome que estão aprendendo sobre a Brave.", Escreveu a empresa.
"É decepcionante ver o Google, em vez de aproveitar a oportunidade presente para ajudar a projetar e construir uma Web que prioriza a privacidade e que prioriza o usuário, propondo e imediatamente enviando no Chrome um conjunto de mudanças menores que conservam a tecnologia de publicidade, que priorizam explicitamente mantendo a estrutura do ecossistema de publicidade na web como o Google o vê.", Acrescentou.
De acordo com a empresa responsável pelo Brave, o FLoC prejudica materialmente a privacidade do usuário sob o pretexto de ser amigo da privacidade.
Além disso, a empresa também aponta que o FLoC pode ser prejudicial para sites e anunciantes, pois seu sistema vai favorecer entidades maiores, que podem tirar audiências de nicho ou anunciantes menores.
Os responsáveis pelo Vivaldi também disseram que não apoiará o FLoC do Google, chamando sua nova coleta de dados de "desagradável" e uma "tecnologia de rastreamento invasiva de privacidade".
A empresa disse que o FLoC não funciona no Vivaldi, pois depende da configuração de várias preferências ocultas, que não estão ativadas no Vivaldi.
"No Vivaldi, defendemos os direitos de privacidade de nossos usuários. Não aprovamos rastreamento e criação de perfil, sob qualquer disfarce. Certamente não permitiríamos que nossos produtos criassem perfis de rastreamento locais", escreveu Jon von Tetzchner, co-fundador / CEO da Vivaldi.
"Para nós, a palavra privacidade significa privacidade real. Não torcemos para que seja o oposto. Nós nem mesmo observamos como você usa nossos produtos. Nossa política de privacidade é simples e clara; não queremos rastreá-lo. ", Acrescentou.
O DuckDuckGo, um motor de busca focado na privacidade, também declarou recentemente que o FLoC é ruim para a privacidade e bloqueou o recurso na sua extensão para navegadores web.
O Google ainda não respondeu a nenhuma dessas preocupações com a privacidade do usuários após o lançamento do FloC. Aparentemente a maior distribuidora de anúncios na Internet não tem nenhum interesse nessa questão.
Bloquear anúncios
Com os navegadores web que bloqueiam anúncios, você nunca mais terá que se preocupar com pop-unders invasivos e banners por todos os lados nas páginas.
Além disso, eles bloqueiam anúncios no YouTube e outras plataformas, incluindo redes sociais como Facebook e muitos mais. Sua localização também estará totalmente protegida.
Baixar Navegador Brave no seu celular ou computador
Navegador Brave
Desenvolvedor: Brave Software
Preço: Grátis
Tamanho: Varia de acordo com o dispositivo