Murena One X2: Primeiro smartphone focado em privacidade chega ao mercado

Imagem de: Murena One X2: Primeiro smartphone focado em privacidade chega ao mercado

O Murena One X2, um smartphone totalmente focado na privacidade acabou de chegar ao mercado prometendo livrar os usuários de telefones da vigilância do Google e outras gigantes da tecnologia.

Para quem não sabe, a Apple e o Google coletam constantemente dados dos usuários de dispositivos que rodam seus sistemas operacionais, como por exemplo: iPhones, iPads, telefones e tablets Android.

De acordo com um estudo da Vanderbilt University, o Android envia dados para o Google mesmo quando o telefone não está em uso com o Chrome rodando em segundo plano a uma taxa de 340 vezes por dia.

O iOS também envia regularmente informações para a Apple sem o usuário saber. Portanto, para quem valoriza a privacidade e usa um smartphone, isso pode ser um problema.

Mas, Gael Duval, fundador da Murena, uma empresa focada em produtos e serviços online que priorizam a privacidade, decidiu que estava na hora das pessoas "escaparem da vigilância digital" e terem "controle sobre suas vidas".

Agora, a empresa apresentou o smartphone Murena One X2, o primeiro telefone Android de ultima geração usando o fork /e/OS Android, uma versão modificada do sistema operacional móvel do Google de código aberto focado na privacidade.

No passado, surgiram várias alternativas ao Android do Google e ao iOS da Apple como o Ubuntu One, FirefoxOS e Windows Mobile, mas nenhuma delas deram certo.

A abordagem de Duval para o /e/OS V1 não é focada em reinventar o Android como estes que falharam, mas apenas em limpar os recursos de invasão de privacidade do Google e substituí-los por outros que respeitem a privacidade.

Para isso, Duval usou como base de seu projeto o LineageOS, um sistema operacional baseado no Android criado a partir do fork Android CyanogenMod, mas que apresentou muitas falhas de privacidade.

No /e/OS, Duval combinou recursos de código-fonte do Android Open Source Project (AOSP) e substituiu os serviços do Google por serviços MicroG que utilizam implementações de código aberto sem conexão com o Google.

Isso significa que bibliotecas e aplicativos que fornecem serviços da Google Play, Maps, Georastreamento e Mensagens no Android não podem mais enviar informações aos servidores do Google.

Além disso, o /e/OS também bloqueia serviços de nível superior do Google. Por exemplo, o mecanismo de pesquisa padrão do Google foi substituído pelo próprio mecanismo de meta-pesquisa da Murena.

Outros serviços essenciais para ter acesso a Internet, como Domain Name Server (DNS) e Network Time Protocol (NTP), foram modificado para utilizar servidores que não são do Google.

Os aplicativos padrões do sistema operacional também foram modificados para livrar os usuários do rastreamento do Google, incluindo o navegador web, cliente de e-mail, mensagens, calendário, gerenciador de contatos e outros.

Interface do Murena OS
Interface do /e/OS V1. Imagem: Murena

A Murena também está trabalhando na sua própria versão do Google Assistante e está desenvolvendo um novo assistente chamado Elivia-AI que respeitará a privacidade, mas ainda não está disponível neste dispositivo.

Um dos pontos negativos em se utilizar um smartphone como o Murena One X2, que respeita a privacidade do usuário, é que você não pode executar todos os aplicativos Android.

Mas a Murena oferece sua própria loja de aplicativos no App Lounge que vem em seu sistema operacional e oferece muitas opções e um repositório completo de aplicativos de terceiros.

Para garantir que os usuários estejam instalando um aplicativo seguro, a loja de aplicativos da Murena oferece uma classificação de privacidade aos softwares.

Além disso, ela informa sobre as configurações de privacidade do aplicativo e quais informações ele irá compartilhar com o fabricante, oferecendo a liberdade para o usuário decidir se ele vale, ou não, ser instalado.

No entanto, o App Lounge ainda depende de uma conta do Google para funcionar, mas a Murena garante que seus dados continuarão anônimos se você não utilizar aplicativos que exigem pagamento.

Isso por que a Murena faz todo o possível para separar o sistema operacional dos aplicativos do Google, mas ainda não conseguiu substituir o sistema de pagamentos do Google.

E é aqui que encontramos um grande problema, se você quiser cortar todos os laços com o Google, terá que baixar aplicativos e utilizar serviços sem conexão com a empresa.

Se você seguir esse caminho, enfrentará muitos problemas na experiência de usar um dispositivo móvel, já que você não poderá usar muitos aplicativos, incluindo alguns dos mais populares como o Google Authenticator.

Mas o /e/OS continuará não capturando nenhum log de usuário, aplicativo usado ou rastreando sua localização e fará o possível para para proteger suas contas dos modos de espionagem do Google.

Um desses esforços está no Murena Cloud de código aberto, que substitui o Google Cloud usado na maioria dos aplicativos. Você também terá acesso a armazenamento, e-mail e até mesmo um pacote de escritório online.

A Murena afirma que seus serviços em nuvem colocam a privacidade em primeiro lugar, ao contrário de seus rivais corporativos. O plano gratuito do Murena Cloud oferece 1 GB de armazenamento.

Há também planos Premium de armazenamento a partir de € 20 por ano para 20 GB de armazenamento, para saber mais sobre outros planos pagos, consulte o site da Murena Cloud.

Especificações

Depois de falarmos sobre como Murena One X2 protegerá os usuários do rastreamento das empresas de tecnologia, é hora de falarmos sobre os recursos de hardware deste dispositivo.

O One X2 oferece conectividade 4G, WiFi, Bluetooth e vem equipado com um processador octa-core MediaTek Helio P60, 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno que pode ser expandido por cartão microSD e uma bateria de 4500mAh.

Seu designe é semelhante ao Xiaomi Poco X3 com uma tela LCD IPS de 6,5 polegadas com resolução de 1080x2242 e leitor de impressão digital, mas ainda não sabemos a taxa de atualização.

Murena One X2
Imagem: Murena

Na parte traseira, o Murena One X2 conta com uma configuração tripla de câmeras, com a câmera principal de 48 MP, uma câmera ultrawide de 8 MP e um sensor telefoto de 5 MP. O que não é ruim.

Há também uma possível quarta câmera logo acima do flash que ainda não temos informações, a fabricante revelou apenas "três câmeras traseiras para fotos".

Na parte frontal da tela, há uma câmera de 25 MP para selfies localizada na parte superior esquerda. Para um smartphone de gama média, esta é uma ótima configuração de câmera.

Ele ainda oferece um slot dual SIM que permite utilizar até dois chips diferentes e é compatível com operadoras europeias e com a maioria das operadoras americanas e canadenses. Ele também é desbloqueado para redes GSM.

Em termos gerais de recursos, o Murena One é um bom smartphone 4G LTE, mas fica um pouco atrás de muitos dos modelos de smartphones de última geração disponíveis no mercado.

Mas se você está procurando um telefone que ofereça recursos de privacidade aprimorados, vale apena ver o que este telefone tem a oferecer.

Preço e disponibilidade

O Murena One X2 já está disponível nos Estado Unidos, Canadá, Europa, Reino Unido e Suíça pelo preço de US $ 369 (cerca de R$ 1.772). Ainda não há previsão de lançamento em outras regiões do globo.

Via: Murena