O apresentador Monark foi demitido do Flow Podcast após fazer declarações polêmicas sobre legalizar um partido nazista durante o episódio 545, apresentado na segunda-feira (7).
Durante o episódio, Monark entrevistava o Deputado Federal Kim Kataguiri (Podemos-SP) e a Deputada Federal Tabata Amaral (PSB), quando afirmou que defendia a existência de um partido nazista reconhecido por lei.
A fala do apresentador viralizou rapidamente na Internet e fez com que o podcast perdesse diversos patrocinadores, incluindo a Flash Benefícios, Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro e a Insider Store.
Pouco depois da repercussão negativa da fala de Monark, várias outras empresas, como a BIS e a PUMA, que patrocinavam o Flow Podcast se pronunciaram repudiando a atitude do apresentador.
Durante a conversa, Bruno Aiub, o Monark, estava acompanhado de seu parceiro, Igor Coelho, também conhecido como Igor 3K.
Mas, ele não interrompeu em nenhum momento a fala de seu parceiro, o que também acabou gerando revolta nos internautas.
Poucas horas depois, após perceber a grande repercussão negativa de suas falas, Monark se pronunciou pedindo desculpas ao público pelo Twitter, afirmando que estava bêbado.
https://twitter.com/monark/status/1491087858933055488
Monark está fora do Flow Podcast
Após pedir desculpas pelo ocorrido, Monark pede "um pouco de compreensão" afirmando que não teve a intensão de ser insensível.
No entanto, a Estúdios Flow, responsável pelo Flow Podcast, resolveu afastar o apresentador do programa e desligá-lo da sociedade Flow.
Em nota publicada nas redes sociais, a empresa lamentou o ocorrido e ressaltou seu comprometimento com a Democracia e Direitos Humanos, pediu desculpas aos fãs e disse que o episódio 545 foi retirado do ar.
"Ao longo da nossa história, tratamos de temas sensíveis buscando promover conversas abertas sobre assuntos relevantes para a nossa sociedade, sem preconceitos ou ideias preconcebidas, pelo que acreditamos e defendemos. Reforçamos nosso comprometimento com a Democracia e Direitos Humanos, portanto, o episódio 545 foi retirado do ar. Comunicamos também a decisão que a partir de agora, o YouTuber Bruno Aiub, o Monark, está desligado do Estúdios Flow", diz a nota.
Kim Kataguiri e Monark serão investigados por apologia ao Nazismo
Na noite desta terça-feira (8), a Procuradoria-Geral da República divulgou que irá investigar as declarações do apresentador Monark e do deputado Kim Kataguiri durante a entrevista.
De acordo com as últimas informações, Kataguiri será investigado por declarar ser contra a criminalização do partido nazista na Alemanha.
O parlamentar se defendeu das acusações e disse que "sufocar o debate só faz com que grupos extremistas cresçam na escuridão".