Milhões de smartphones da Samsung podem ter vazado informações dos usuários

Imagem de: Milhões de smartphones da Samsung podem ter vazado informações dos usuários

Um novo relatório de segurança revela que milhões de usuários podem ter sido vitimas de uma falha de segurança grave que afeta smartphones da Samsung.

De acordo com o relatório, milhões de telefones comercializados pela Samsung apresentam uma vulnerabilidade grave e que a maioria dos usuários de telefones Galaxy podem ter sido vítimas da exploração, sem ter notado nada.

O problema afeta alguns dos principais modelos de smartphones da fabricante sul-coreana e era desconhecido até recentemente quando os pesquisadores da Universidade de Tel Aviv divulgaram a falha publicamente.

Segundo o relatório, os pesquisadores descobriram um problema que afeta o armazenamento de chaves criptográficas por meio do sistema TrustZone da ARMs em telefones Galaxy S8, Galaxy S9, Galaxy S10, Galaxy S20 e Galaxy S21.

O problema resultava em uma vulnerabilidade que permite os hackers acessarem informações de criptografia que deveriam estar protegidas pelo hardware dedicado do dispositivo.

Este bug colocou a segurança dos telefones da Samsung em alerta, já que ele afeta praticamente todos os modelos de smartphones da empresa.

A Samsung é uma empresa dedicada a manter a segurança e privacidade de seus usuários com sua tecnologia
de criptografia TrustZone Operating System (TZOS) integrada ao Android.

Na teoria, isso deveria ser o bastante para a proteção dos dispositivos, mas segundo o relatório, a maneira como as funções criptográficas foram implementadas no TZOS deixa aberturas para ciberataques.

O relatório ainda descreve a forma como a criptografia foi implementada no TZOS como "fraca e mal documentado na cadeia de segurança".

Os pesquisadores alertaram que a vulnerabilidade atinge cerca de 100 milhões de dispositivos Samsung e destacaram a necessidade de padrões comprovados e eficazes quando se trata de segurança de smartphones.

Em resposta, a Samsung disse que estava ciente do problema e que lançou uma série de correções entre agosto e outubro de 2021. Se você está com seu telefone Samsung desatualizado, atualize-o o mas rápido possível.

Via: Sam Mobile