Parece que a Microsoft ainda não terminou os ajustes em seus serviços de jogos. Depois de aumentar em 50% o preço do Xbox Game Pass, novas informações divulgadas pelo site The Verge indicam que a empresa está testando uma versão gratuita do Xbox Cloud Gaming, que deve ser liberada ao público em breve.
Mas, tem um porém, essa versão gratuita terá anúncios. De acordo com a reportagem, a proposta é que os jogadores possam transmitir games gratuitos (free-to-play), alguns títulos que já possuem e até uma seleção de clássicos retrô do Xbox diretamente pela nuvem.
A diferença é que, antes de jogar, será preciso assistir a cerca de dois minutos de anúncios. Além disso, o tempo gratuito será limitado a cinco horas por mês, divididas em sessões de uma hora cada.
Essa nova modalidade deve estar disponível em PCs, consoles e dispositivos portáteis, como celulares e tablets. O primeiro teste público deve começar "em breve", e o lançamento completo está previsto para acontecer nos próximos meses, segundo fontes próximas ao projeto.
Essa não é a primeira vez que a Microsoft mostra que quer tornar o Cloud Gaming mais acessível. Recentemente, a empresa ajustou seus planos de assinatura para que os jogadores pudessem usar o recurso de streaming sem precisar assinar o plano mais caro, o Game Pass Ultimate.
Agora, o Xbox Cloud Gaming também pode ser usado a partir do plano Essential, o mais básico entre as opções pagas. Mesmo assim, a ideia de uma versão gratuita com tantas limitações é meio intrigante.
Cinco horas mensais — divididas em sessões curtas — dificilmente vai agradar muita gente. Na prática, isso pode acabar sendo apenas um "teste" para atrair jogadores a assinarem o Game Pass Essential.
Dito isso, provavelmente isso não será bem recebido pela comunidade gamer. Afinal, depois do aumento no preço das assinaturas, da redução de descontos e da retirada de alguns benefícios, inserir anúncios no meio da jogatina não é algo muito inteligente.
O movimento pode até fazer sentido do ponto de vista comercial para atrair novos jogadores que ainda não assinam o Game Pass —, mas é difícil imaginar que isso vá gerar uma reação positiva imediata entre o público.