Microsoft ofereceu cerca de R$ 1,2 bilhão para trazer Esquadrão Suicida ao Game Pass

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A Microsoft fez uma oferta generosa de cerca de R$ 1,2 bilhão para incluir o jogo "Esquadrão Suicida" no Game Pass, o serviço de assinatura de jogos da empresa.

Recentemente, vazaram informações confidenciais da Microsoft em meio a suas batalhas legais com a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA.

Esses vazamentos revelaram detalhes sobre os futuros consoles da Microsoft, os próximos lançamentos da Bethesda e até mesmo a intenção de Phil Spencer de adquirir a Nintendo. O vazamento também trouxe à tona informações sobre os bastidores do Xbox Game Pass.

Um documento de meados de 2022 destacou as estimativas iniciais da Microsoft sobre o que os editores poderiam solicitar para disponibilizar seus jogos no Game Pass no dia de lançamento. No entanto, esses valores eram expectativas da Microsoft e nem sempre se concretizaram.

No topo da lista de estimativas estava o jogo "Star Wars Jedi: Survivor" com um possível pedido de US$ 300 milhões (~R$ 1,4 bilhão), seguido por "Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça" com US$ 250 milhões (~R$ 1,2 bilhão) e "Assassin's Creed Mirage" com US$ 100 milhões (~R$ 492 milhões).

No entanto, nem todos esses jogos entraram no Game Pass no dia de lançamento conforme previsto. A Microsoft também estava disposta a investir consideravelmente para trazer jogos antigos de renome para o serviço, com a estimativa de que a Take-Two poderia pedir entre US$ 12 a US$ 15 milhões mensais para incluir GTA V no Game Pass.

Curiosamente, o documento reflete uma mudança de percepção ao longo do tempo. Em 2022, a Microsoft acreditava que "Esquadrão Suicida" teria um pedido de US$ 250 milhões, enquanto pensava que poderia adquirir "Baldur's Gate 3" por apenas US$ 5 milhões, descrevendo-o de forma menosprezadora como um "RPG Stadia para PC de segunda".

Evidentemente a avaliação dos jogos mudou desde então. A Microsoft estava até disposta a flexibilizar alguns requisitos para garantir a chegada antecipada de "BG3" em seus sistemas.

A leitura dos e-mails ligados a este vazamento oferece uma visão dos desafios enfrentados pela equipe do Xbox ao manter o Game Pass repleto de jogos.

É uma tarefa complexa, especialmente durante períodos de escassez de exclusividades, como ocorreu em 2022, um período descrito por Spencer como uma "situação de desastre".