A Microsoft anunciou oficialmente o suporte do Windows 11 para Macs baseados em ARM. Agora, você poderá usar o Windows 11 no Mac com processador M1 ou M2.
A Microsoft demorou algum tempo para lançar uma atualização do Windows 11 com suporte ao Mac devido aos requisitos distintos dos processadores ARM com outras arquiteturas de processador, como os chips x86 convencionais da Intel e da AMD.
Executar Windows 11 no Mac
Os métodos para executar o Windows 11 em Macs baseados em ARM são semelhantes aos de dispositivos com processadores convencionais. A Microsoft recomenda usar o Parallels Desktop.
O Parallels é um software de virtualização que permite usar o Windows 11 em seu Mac, bem como executar programas exclusivos do Windows 11.
No entanto, ainda não é possível aproveitar totalmente o ecossistema do Windows 11, pois o Boot Camp da Apple que auxilia na instalação do Windows ainda está restrito a Macs baseados em Intel.
Limitações do Windows 11 ARM
Em comparação com a versão X86 do Windows 11, a versão ARM apresenta algumas limitações. Isso significa que não é possível executar alguns programas como:
- Subsistema Windows para Android (aplicativos Android para Windows disponíveis na Amazon Appstore).
- Subsistema do Windows para Linux (para executar um ambiente Linux).
- Sandbox do Windows (para testar aplicativos isoladamente).
- Segurança baseada em virtualização.
- Jogos e aplicativos multimídia usando o pacote DirectX 12.
Apesar disso, é importante destacar que essa atualização ainda representa um grande avanço e é um bom começo para a Microsoft trazer todos os recursos do Windows 11 para Macs baseado em ARM.
A possibilidade de executar o Windows 11 baseado em ARM em um Apple Silicon Mac da Apple representa uma inovação significativa e um passo importante para a empresa.
É de se esperar que a Microsoft continue investindo em recursos para tornar a execução do Windows 11 em dispositivos Macs com chips M1 ou M2 ainda mais completa e funcional.
Via: The Verge