Micron revela memória DDR5 MRDIMM com até 256 GB e velocidades de 8800 MT/s

Imagem de: Micron revela memória DDR5 MRDIMM com até 256 GB e velocidades de 8800 MT/s

A Micron revelou seus novos módulos de memória DDR5 MRDIMM com velocidades de até 8.800 MT/s. Esses módulo deve atender os setores de Inteligência Artificial (IA) e Computação de Alto Desempenho (HPC).

Os módulos DDR5 MRDIMM da Micron trazem melhorias na largura de banda e nas velocidades de clock, utilizando a tecnologia "Multi-Rank".

Essencialmente, essa tecnologia combina várias classificações de módulos de memória em um único DIMM, aumentando as taxas de transferência de dados e melhorando o desempenho geral.

Os novos módulos foram projetados para funcionar com a próxima geração de CPUs Xeon da Intel, principalmente a família Granite Rapids de 6ª geração.

A Intel já confirmou que esses chips suportarão módulos de memória de até DDR5-8800 MT/s, preparando o terreno para uma nova era de desempenho em servidores.

Os módulos DDR5 MRDIMM da Micron estarão disponíveis em cinco capacidades diferentes: 32 GB, 64 GB, 96 GB, 128 GB e 256 GB.

Operando a uma velocidade de 8800 MT/s, essas memórias são ideais para aplicações de HPC, onde a alta largura de banda é um dos pontos chaves.

Memória ideal para Data Centers e IA

A MRDIMM foi projetada para atender as necessidades dos ambientes de data center, onde maior largura de banda e menor latência são essenciais.

Comparado com a tecnologia RDIMM tradicional, o MRDIMM da Micron oferece um aumento de até 39% na largura de banda da memória, 15% mais eficiência de barramento e 40% menos latência. Esses ganhos são vitais para a performance em aplicações de IA e HPC.

Micron DDR5 MRDIMM

Apesar de atualmente serem exclusivos para os processadores Xeon de 6ª geração da Intel, esses módulos DDR5 MRDIMM da Micron podem se popularizar rapidamente em mercados de IA e HPC.

A expectativa é que, mesmo sem a oficialização pela JEDEC, a adoção dessa tecnologia seja acelerada devido aos seus grandes benefícios de desempenho. Os novos módulos DDR5 MRDIMM da Micron representam um grande salto na tecnologia de memória.